A X Jornada de Tecnologia, Design Gráfico e Marketing no UniCV chega ao seu encerramento nesta sexta-feira, após três dias de atividades online, entre 13 e 15 de setembro. O evento foi um sucesso, reunindo mais de oitocentos alunos, tanto da modalidade presencial quanto da EAD, da instituição. Destacamos a valiosa parceria da Matera, uma empresa de tecnologia focada em soluções e produtos financeiros, que ministrou palestras e minicursos enriquecedores aos participantes.

O coordenador dos cursos de TI, professor Leonardo Catharin, fala na abertura da Jornada

O reitor José Carlos Barbieri proferiu algumas palavras na abertura do evento, ressaltando as vastas oportunidades de carreira na área. Ele chamou a atenção para a alarmante carência de profissionais na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, com uma necessidade de 106 mil novos profissionais por ano, chegando a um déficit de 530 mil em cinco anos. Esse cenário destaca que as posições em tecnologia permanecem em alta demanda, e o mercado ainda não possui profissionais qualificados em número suficiente para atender a essa demanda crescente.

Atualmente, o mercado de tecnologia emprega mais de 1,3 milhão de profissionais no Brasil, e essa demanda está em constante evolução. “Portanto, é fundamental que vocês, estudantes e futuros profissionais, busquem constante aprimoramento para se destacar nesse mundo do trabalho em constante transformação”, enfatizou o reitor.

O diretor acadêmico do UniCV, Alex Alves, abordou a importância da profissionalização e delineou o caminho para o sucesso na área. Ele destacou os diferenciais dos profissionais de sucesso e enfatizou que o primeiro passo é o contínuo desejo de aprender. “Hoje em dia, não basta apenas conhecer superficialmente uma área, é necessário aprofundar-se constantemente”, afirmou.

Laercio Manchini Júnior, um profissional com dez anos de experiência no mercado e atual líder de Performance na Matera, falou também na abertura do evento, compartilhando as principais tendências do mercado de TI. Ele enfatizou a importância do “Customer Care” aliado à Inteligência Artificial (AI) como uma tendência crucial para o futuro. O “Customer Care” envolve fornecer um atendimento excepcional ao cliente, algo de extrema importância para as empresas, e a AI tem desempenhado um papel essencial nesse processo, capacitando as empresas a oferecerem serviços mais eficientes.

O evento também contou com um talk show conduzido pelo professor Fábio, permitindo que os alunos interagissem com o palestrante da primeira noite e aprofundassem ainda mais seu conhecimento sobre as tendências e desafios da área de TI. A Jornada encerra-se tendo contado ainda com outras palestras e diversos minicursos, propiciando a interação entre alunos e ministrantes durante os três dias do evento.