Projetos e oportunidades foram apresentados a estudantes universitários

Representantes de cooperativas de Maringá participaram nesta quinta-feira (20), na sede do Smart Space do UniCV, do Inova Talks. O evento que fez parte da Semana de Inovação de Maringá teve como objetivo trazer as experiências de cooperativas maringaenses para estudantes universitários.

Conforme explicou a coordenadora do Smart Space, Camila Caobianco, a instituição foi procurada pelo Sicoob para realizar o projeto, “e como fez sentido para todos, fechamos o evento na Semana de Inovação”.  O Diretor acadêmico do UniCV, Alex Alves, disse considerar o projeto positivo para a carreira dos estudantes.

Também esteve presente o secretário da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação, Edney Mossambani. Ele falou das oportunidade que a cidade oferece nesta área. Segundo informou, o setor de Tecnologia da Informação é hoje o terceiro em arrecadação de ISS (Imposto Sobre Serviços) no município, gera mais de 6 mil empregos diretos, e o segmento é uma indústria que cresce 25% ao ano.

Conforme Mossambani, a partir do momento que o setor se organizou e cresceu, o Município viu a necessidade de apoiar e criar incentivos para o segmento. A Semana de Inovação de Maringá, instituída em 2019, foi uma das iniciativas, além da criação do ISS Tecnológico, do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia e do Fundo de Inovação.

“Queremos trazer também problemas para que vocês possam discutir e debater na vida acadêmica. Precisamos de cabeças pensando, que possam contribuir. Na universidade, vocês podem pensar como utilizar o conhecimento teórico para resolver problemas na prática”, disse o secretário aos estudantes.

O Inova Talks contou com a participação de Anna Letícia Carlone, head de inovação do Sicredi Dexis; Davi Sotti, head de inovação da Cocamar; João Vitor Almeida, agente de inovação da Unimed Maringá; Vitor Hugo Ratti Sobrinho, agente de inovação do Sicoob Metropolitano e mediação de Andrew Tanigushi, analista de inovação do Sicoob Unicoob e Patrick Figueiredo, head de marketing da Evoa.

Conforme Tanigushi a intenção foi desmistificar questões acerca da  inovação. Como explicou, o termo não se refere apenas à área da tecnologia da informação, mas representa tudo que pode mudar um processo, um produto para apresentar melhores resultados. “Além disso, queríamos apresentar aos estudantes as imensas possibilidades que existem nas cooperativas e das conexões que podem ser feitas”, acrescentou.

Anna Letícia ressaltou que as cooperativas estão investindo bastante na área da criatividade e existem oportunidades de carreira dentro destes projetos. Já Patrick Figueiredo disse que não é difícil inovar, “nada fora da casinha”. “É preciso ter vontade de mudar e fazer acontecer”, enfatizou.