A modalidade de Educação a Distância se consolida cada vez mais no Brasil a ponto de ser a preferência hoje da maioria dos estudantes universitários, conforme o Censo da Educação Superior 2020, que apontou maior número de alunos ingressantes nesta modalidade no ano de 2019, em relação ao presencial. A metodologia híbrida, que envolve aulas presenciais e a distância, incorpora um conjunto de estratégias educacionais visando potencializar a aprendizagem, mediadas pelas tecnologias, também está em crescimento, especialmente para os cursos com maior número de prática.

O Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) passa a oferecer, a partir de 2023, cursos na metodologia híbrida, nas áreas da saúde, engenharia e arquitetura. A instituição, que possui mais de 500 polos de Educação a Distância em todo o País, irá atender inicialmente o Estado do Paraná, com parte das aulas desenvolvidas nos laboratórios do seu campus sede, em Maringá.

Os cursos

Na relação dos cursos com metodologia híbrida estão Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Fisioterapia, Estética e Cosmética e Nutrição. E também os novos cursos de Acupuntura, único de bacharelado no País, Massoterapia e Terapias Naturais.

Os alunos contarão com aulas pela internet, por meio da plataforma de ensino da instituição, enquanto as aulas práticas serão feitas em laboratórios físicos e virtuais. Seguindo um cronograma com atividades diárias, os estudantes terão encontros virtuais com professores mediadores, momentos interativos e estudos guiados por e-book, aulas roteirizadas, exercícios e resolução de problemas.

Segundo a coordenadora de Projetos Pedagógicos, Patrícia Rodrigues, os cursos com metodologia híbrida foram projetados para levar o estudante ao desenvolvimento de competências requeridas pela profissão, sejam técnicas ou comportamentais.

“Os objetos de aprendizagem buscam promover proximidade com o mundo do trabalho e as especificidades de cada profissão. Para que o aluno esteja mergulhado na experiência, as aulas são roteirizadas de modo a promover uma aprendizagem completa, condizente com as exigências profissionais de cada área. Os alunos podem esperar muita inovação e mão na massa”, diz a professora.

Conforme a coordenadora, os cursos com metodologia híbrida são desenhados para atender aos alunos que buscam autonomia intelectual, independência e protagonismo profissional. “Na metodologia híbrida isso é imprescindível. Os alunos serão guiados pelos seus professores sobre como realizar os seus estudos durante as semanas em que as disciplinas acontecerão, e assim, precisarão assumir um papel de protagonistas, até mesmo porque existirão atividades de autoestudo, com leituras, aulas gravadas e exercícios para fixação da aprendizagem”, salienta.

Aulas e inscrições

As aulas dos novos cursos terão início em fevereiro. As inscrições podem ser feitas pelo site: https://www.unicv.com.br/gradead/.