Atividade serviu para desenvolver aprendizado sobre técnicas culinárias e elaboração de ficha técnica dos alimentos

Estudantes de Nutrição do UniCV colocaram literalmente a mão na massa nessa quarta-feira ao participarem de uma aula prática da disciplina de Técnica e Dietética de Alimentos de Origem Animal e Vegetal, no Buffet Della Re de Maringá. A atividade foi programada pela professora Amanda Caroline Conteçotto da Silva e faz parte de um projeto que visa expandir a prática para além dos laboratórios.

O reitor José Carlos Barbieri (paletó claro), o diretor acadêmico e a diretora de saúde (à dir.) prestigiaram a atividade

Segundo explica Amanda, os alunos puderam ter contato com a realidade que vão encontrar no mercado de trabalho. “Hoje os nutricionistas são demandados para muitas áreas. Além de consultórios, clínicas médicas, hospitais, escolas, também restaurantes, cozinhas industriais e buffets para a elaboração de bons cardápios. Oferecer essa prática para que aprendam o preparo de pratos, além de catalogar alimentos, desenvolver fichas técnicas e tabelas nutricionais é fundamental no processo de aprendizagem”, enfatizou.

Os alunos cozinharam pratos à base de massas, tortas e salgados. Para saber se foram aprovados na experiência, os preparos foram servidos ao final da aula para um grupo especial da universidade. Fizeram questão de acompanhar o evento e apreciar o resultado do trabalho dos estudantes, o reitor José Carlos Barbieri, o diretor acadêmico, Alex Alves e a diretora de Saúde, Glória Alavarse. Além deles, os próprios estudantes, que foram divididos em grupos de três na elaboração dos pratos, puderam experimentar os preparos uns dos outros.

Estudantes elaboraram pratos a base de massa, tortas e salgados

Para os estudantes a atividade proposta fora dos muros universitários foi enriquecedora. Para Kerolayne, por exemplo, a “aula foi fantástica”. Ela disse que estava com uma grande expectativa, mais foi melhor do que esperava.  “Estou bem feliz pelo empenho da professora Amanda em nos ajudar e corrigir em cada detalhe que precisamos. Um diferencial em nosso curso”, afirmou a estudante.

Guilherme, do 4º semestre, considerou “incrível cozinhar” e ter contato com os alimentos, desde o preparo inicial até o cozimento. “Foi uma sensação muito boa também ver as pessoas saboreando o que a gente preparou com carinho”, acrescentou, ao destacar como “excelente” o acompanhamento da professora.

Giovana, do 4º semestre, achou a aula dinâmica. “O meu grupo fez macarrão caseiro e foi interessante porque ao final todo mundo experimentou e avaliou o prato uns dos outros”, explicou ao dizer que gostou também de fazer a elaboração da ficha técnica dos alimentos. Ela foi seguida na opinião pela colega Aline da Cunha, que avaliou a atividade prática como muito “produtiva para o nosso aprendizado”.

A professora Amanda Conteçotto explicou que para o desenvolvimento dessa aula prática, os alunos de Nutrição foram divididos em vários grupos e durante todo esse segundo semestre outros encontros estão agendados para acontecer neste mesmo Buffet. “Foi uma experiência ímpar. Estamos felizes com o empenho dos alunos e queremos agradecer a todo o apoio que recebemos da reitoria e direção para concretizarmos a atividade fora da sala de aula”, ressaltou.