Programação do evento teve início nesta segunda-feira (24) e transcorre até o dia 31 de julho, com uma série de palestras, mesas-redondas e oficinas de capacitação

Ao falar na abertura da Semana Pedagógica do UniCV, nesta segunda-feira (24|) à noite, a educadora Karina Nones Tomelin, especialista e autora de livros inspiradores para a sala de aula, assim como sócia de uma startup de tecnologia e design educacional, destacou a necessidade de imaginar o futuro para preparar adequadamente os profissionais que atuarão no mundo de amanhã, especialmente considerando os desafios tecnológicos e as rápidas transformações do mundo.

Karina Tomelin faz palestra online para os professores e equipe pedagógica do UniCV

Para Karina, a incerteza do futuro é uma constante, porém, há sinais e evidências que os educadores podem observar ao pensar no tipo de conhecimento a ser transmitido em sala de aula. A especialista enfatizou que a aprendizagem contínua é essencial e que é fundamental superar as crenças limitantes da docência.

Diante da “sociedade do cansaço” e do constante “sequestro da atenção” causado pelo excesso de recursos digitais, Karina ressaltou o importante papel do professor como um “curador” do aprendizado, ajudando os alunos a lidarem com a vulnerabilidade emocional e melhorarem o processo de aprendizagem.

A palestrante também apresentou resultados de estudos recentes da Unesco e outras organizações internacionais, que levantam preocupações sobre o papel das universidades no mundo atual. “Os currículos e a maneira como as universidades preparam os profissionais para o mercado de trabalho estão sendo questionados, tornando-se um importante tema de reflexão”, afirmou.

Reitor José Carlos Barbieri enfatiza cuidados e incentivo ao desenvolvimento dos alunos

Já o reitor do UniCV, José Carlos Barbieri, em sua palestra intitulada “Virando a chave para o futuro”, destacou formas de gerar valor para os estudantes. Ele enfatizou que todo professor é, também, um empreendedor, necessitando administrar a sala de aula de maneira criativa e eficiente.

Barbieri compartilhou exemplos de escolas em todo o mundo e ressaltou a importância do afeto e do zelo em sala de aula. Ele defendeu que os professores também devem exercer o papel de cuidadores, dedicando atenção individualizada a cada aluno, incentivando-os a acreditar em si mesmos e a perseguir seus sonhos, “pois isso faz toda a diferença na formação”.

A Semana Pedagógica, que ocorre até a próxima segunda-feira, 31 de julho, conta com uma extensa programação de palestras, mesas-redondas e oficinas de capacitação. O objetivo é preparar os professores e a equipe pedagógica para o retorno das aulas no segundo semestre, abordando temas relevantes relacionados ao ensino, pesquisa, extensão e as mais novas metodologias e tecnologias em sala de aula. O UniCV reforça seu compromisso com a individualidade dos alunos, buscando a excelência no ensino, estimulando a inovação e o empreendedorismo, além de promover a integração dos estudantes com o mercado de trabalho.