Formado em 2019, Felipe Alves da Silva, ex-aluno bolsista do Prouni, é orgulho para a instituição pelas conquistas obtidas

Em 2023, Felipe atuará como professor substituto de Filosofia no Instituto Federal do Paraná, em Umuarama

Em 2014, Felipe Alves da Silva iniciou sua graduação em Direito, no Centro Universitário Cidade Verde (UniCV), e oito anos depois está ingressando no programa de doutorado em Filosofia de uma das instituições de ensino superior mais conceituadas do Brasil, a USP, de São Paulo, dando prosseguimento aos estudos de mestrado concluído, este ano, na mesma instituição.

Sua trajetória vem de uma história de superação. Primeira pessoa da família a ingressar no ensino superior e estudando com bolsa integral do Prouni (Programa Universidade para Todos), Felipe destaca o encaminhamento dado por professores da faculdade como essencial para o rumo que sua vida tomou.

Reconhecimento

O estudante conta que a decisão por seguir uma carreira acadêmica começou em 2014, sobretudo em razão de um professor, o Dr. Caio Henrique Lopes Ramiro, “não só um pesquisador fora da curva, mas também um grande mestre que, com o seu carisma e extrema competência, conseguiu criar em nós, alunos e alunas, um senso de comunidade, com a criação de espaços capazes de canalizar e desenvolver habilidades e competências, dando finalidade aos estudos”.

Felipe cita particularmente o Grupo de Estudos Schmittianos e o Grupo de Estudos em Direito e Literatura, ambos criados pelo Prof. Caio, como de fundamental importância no seu percurso. “Esse período altamente marcado por esforços individuais criaram uma espécie de ‘escola` e impactaram positivamente a mim e inúmeros colegas, que nunca esquecerão a tentativa de criar espaços de formação, de valorização dos afetos, de uma comunidade em torno de um objetivo comum”, cita o estudante, ao lembrar, também, os amigos que o apoiaram.

“Além do professor Caio Ramiro, um mestre e amigo, veio também uma turma de docentes fundamentais na minha formação, como os professores Alex Alves, Diogo Félix, João Toso e  Gilberto Kalil, que acompanharam desde o início o meu trajeto, a quem sou muito grato e honrado por tê-los tido no caminho”, continua.

Direito e Filosofia

A partir do contato inicial com as aulas de “Filosofia do Direito”, na ocasião ministrada pelo Prof. Dr. Diogo Félix, e as de “Ciência Política” e “História do Direito”, ambas ministradas pelo Prof. Dr. Caio Ramiro, Felipe diz que definitivamente decidiu que a docência seria o seu caminho, o que o levou a fazer licenciatura em Filosofia na UEM, a partir de 2015, paralelamente ao curso de Direito.

A partir do próximo ano, Felipe atuará como professor substituto de filosofia no Instituto Federal do Paraná, em Umuarama. “Este é um bom espaço para dizer que tentarei levar adiante aquilo que meus professores me ensinaram. Eu espero verdadeiramente levar-lhes adiante comigo em minha atuação docente, na tentativa de fazer por outros aquilo que fizeram por mim.”

“Se hoje eu tenho um projeto pessoal que caminha lado a lado com a carreira acadêmica é por conta das amizades que fiz no período e por tal turma de professores, que, ao menos no período de 2014 a 2018, mostraram que andar na contracorrente é possível. O UniCV proporcionou isso, e sempre serei imensamente grato”, enfatiza.

Orgulho para o UniCV

Para o diretor acadêmico do UniCV, Alex Alves, professor de Felipe na graduação, a conquista do jovem enche a instituição de orgulho e a ele, particularmente. “É uma satisfação imensa saber dos resultados de um estudante, que soube aproveitar os ensinamento da faculdade e, inspirado por seus mestres, encontrar um caminho diferenciado para o seu futuro. Estamos extremamente felizes por este brilhante e determinado jurista e pesquisador”, afirmou.