Evento realizado em dois dias ofereceu aos jovens oportunidade de tirar dúvidas sobre carreiras, formação acadêmica e mercado de trabalho

A 5ª Mostra de Profissões do UniCV atraiu uma grande quantidade de estudantes do Ensino Médio de Maringá e das cidades vizinhas, além de membros da comunidade local. Realizado nesta segunda e terça-feira (11 e 12/09) no campus universitário, o evento ofereceu aos jovens prestes a ingressar na universidade a oportunidade de esclarecer dúvidas relacionadas a carreiras, formação acadêmica e perspectivas de trabalho em diversas áreas.

O evento contou com a presença do reitor José Carlos Barbieri, que recebeu e saudou os grupos de visitantes trazidos pelas escolas da região. Além disso, centenas de estudantes universitários da instituição, professores e coordenadores de cursos participaram ativamente da mostra, compartilhando informações valiosas com os estudantes do Ensino Médio.

Mais de vinte cursos de áreas como Saúde, Tecnologia da Informação, Direito, Engenharia e Humanas estiveram representados, apresentando as particularidades de cada campo por meio de exposições envolventes, banners informativos, vídeos e explicações orais. Na área de Tecnologia da Informação, por exemplo, um robô chamou a atenção dos jovens presentes.

Dentre os visitantes mais jovens, muitos elogiaram o formato da Mostra, que aconteceu pelo quinto ano consecutivo. Priscila Chudek, aluna do terceiro ano do Colégio Alfredo Maluf, mencionou que tinha muitas incertezas sobre sua futura carreira, e a exposição abriu sua mente. Leonardo Araújo, do Colégio Presidente Kennedy, afirmou que a mostra lhe proporcionou “inspiração para o futuro”. Glenda Liba, do Colégio Estadual Helena Kolody, declarou ter “amado” tudo o que viu e as diversas possibilidades de carreiras relacionadas à medicina, que é o curso que pretende seguir.

Além dos grupos de estudantes acompanhados pelas escolas, membros da comunidade local também marcaram presença na Mostra. A psicóloga Ana Paula Bellusci, por exemplo, fez questão de levar seus filhos de 10 e 16 anos, reconhecendo a importância de ajudá-los na difícil escolha de uma profissão. Para ela, a mostra representou uma oportunidade valiosa para que seus filhos obtivessem mais clareza sobre as diferentes áreas de trabalho disponíveis.

Até mesmo jovens atendidos no Creas de Sarandi participaram do evento. A assistente social Simone Fiorini, que os acompanhava, explicou que a visita à feira tinha como objetivo abrir novas perspectivas de futuro para esses jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas.