As doações do Projeto Natal Solidário foram entregues nesta semana, nos dias 16/12 e 21/12 no Campus da UniFCV. Ao todo 7 empresas foram contempladas.

O projeto Natal Solidário é uma ação clássica da UniFCV. Todo fim de ano, contamos com a ajuda dos colaboradores, alunos e comunidade externa para arrecadar o máximo de alimentos para as famílias e pessoas necessitadas de todo o Brasil, já que a campanha engloba o EAD.

Nádia Felpe é a responsável pelo Insituto Acim de Responsabilidade Social, que foi um dos parceiros e recebeu parte dessas doações que serão distribuídas na sociedade civil: “A instituição surgiu para abraçar toda essa parte de responsabilidade social da Acim, do esporte, das doações de apoio a sociedade, nossa função é abraçar esse lado, que já existia, mas que estava muito solto. Nós sempre temos alguns parceiros e dentro dessa parceria iremos elencar as entidades que mais precisam das doações, então nem sempre serão as mesmas, mas sim as mais necessitadas”, afirma Nádia. 

Uma das outras instituições que receberam doações foi a Casa Missionária Ponte de amor, comandada pela pastora Roselei Duarte: “Hoje estamos com 30 alunos, pessoas que tiramos da rua e ajudamos a construir num mundo melhor, mostrar que podemos andar com dignidade sem estar no mundo da droga, do álcool, do roubo, mostramos pra eles que dá pra sair da rua e ter uma vida melhor. As doações vieram numa hora certa, por causa da pandemia as doações diminuíram e será de muito bom aproveito essas doações”, afirma a pastora da casa missionária ponte de amor, Roselei Duarte. Aliás, quem quiser ajudar o projeto pode visitar eles na Estrada Maura trindade 165, em Sarandi. 

Responsabilidade social

Para nós da UniFCV já está claro, a educação não é de caráter unicamente pedagógico e a sua aplicação deve, sempre que possível, transpor os limites geográficos da Instituição e atingir a sociedade de forma ativa e preocupada. Temos, em nossa proposta pedagógica, a busca e transmissão de valores sociais, prezando sempre pelo auxílio na formação de cidadãos conscientes e ativos socialmente. 

A professora e responsável pelo projeto, Izabeth da Silveira, realizou uma reflexão sobre o projeto e a responsabilidade da UniFCV como uma Instituição Socialmente Responsável: “Nós entendemos que precisamos, mais do que nunca, ir ao encontro do outro, que precisamos Criar Pontes e não Muros. Todos queremos um mundo mais feliz, com paz e justiça, mas isso só será possível se formos empáticos com a dor e o sentimento do outro, se conseguirmos ‘calçar o sapato do outro’. É com este sentimento que iniciamos a Campanha Natal Solidário. Que ela não seja apenas um momento de doar alimentos, mas que, junto aos alimentos doados, vá também um pouco do nosso coração, do nosso respeito, da nossa solidariedade com aquele nosso semelhante que está precisando de nós”, conclui a professora Izabeth da Silveira, organizadora do projeto.