Projeto desenvolvido pelo Smart Space em parceria com o Núcleo Regional de Educação atende necessidades do novo Ensino Médio e visa ampliar visão de futuro dos jovens estudantes

O Smart Space, espaço de empreendedorismo e inovação do Centro Universitário Cidade Verde (UniCV), está desenvolvendo uma série de palestras em escolas do Ensino Médio de Maringá e região que oferecem o ensino técnico na área de desenvolvimento de sistemas. Este projeto de extensão, em colaboração com o Núcleo Regional de Educação, tem como objetivo ampliar a visão de futuro dos estudantes no que se refere a empreendedorismo e inovação.

Prof. Gildo Francisco de Albuquerque em palestra para os alunos

Ao longo do mês de agosto, o programa alcançará cerca de 330 alunos de dez escolas em Maringá, Sarandi e Paiçandu.  Conforme a coordenadora do Smart Space, Camila Chirnev, a intenção é fornecer aos alunos uma compreensão atualizada do empreendedorismo, discutindo tópicos como startups, sua formação e direcionamento, validação de ideias, aproveitamento de programas de incentivo à inovação, aquisição de recursos e a busca de oportunidades.

Para o professor responsável por expor o tema da tecnologia e inovação nas escolas,   Gildo Francisco de Albuquerque Júnior, o projeto se constitui numa oportunidade de os jovens abrirem o olhar para as possibilidades de construção de uma carreira baseada na criatividade, inovação e iniciativas próprias. “O mercado atual procura o profissional que tenha iniciativas, pense além e busque sempre o novo. É neste sentido que buscamos orientar os jovens”, salienta.

Lembrando que em Maringá os ecossistemas de inovação trabalham fortemente para estimular o surgimento de ideias que agreguem valor aos negócios e à comunidade, Camila Chirnev diz que é fundamental que as escolas não fiquem atrás nesse processo. “O nosso projeto procura estimular nos jovens um olhar inovador para se inserirem dentro dessa nova realidade, ainda durante a vida escolar e se aproveitando desses conhecimentos no futuro, quando estiverem no mercado de trabalho”, conclui.

Segundo a coordenadora de Educação Profissional do Núcleo Regional de Educação de Maringá, Daniela Rufato, o empreendedorismo passou a fazer parte da matriz curricular de todo o Ensino Médio no Estado do Paraná a partir do Novo Ensino Médio, implantado em 2022.  Ela disse valorizar a parceria com o UniCV e outras instituições, ressaltando sua importância para proporcionar aos alunos uma visão externa das necessidades atuais do mercado e auxiliar no desenvolvimento das habilidades exigidas pelo currículo.

Inclusão na LDB

Destaca-se também que o tema da inovação e empreendedorismo está ganhando cada vez mais relevância na educação. Um Projeto de Lei da senadora Kátia Abreu, o PL 2.944/2021, está em tramitação no Congresso Nacional, propondo a inclusão das matérias de “empreendedorismo” e “inovação” na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para a educação básica e superior. O projeto já foi aprovado pelo Senado Federal e está aguardando votação na Câmara dos Deputados.

Colégios atendidos

Presidente Kennedy, Tomaz Edson Vieira, Adaile M. Leite, Santa Maria Goretti, Instituto de Educação, Alfredo Moisés Maluf, Duque de Caxias e Gastão Vidigal, de Maringá; Vercindes dos Reis (Paiçandu) e Olavo Bilac, de Sarandi.