O trabalho tem como base um estudo de caso sobre o Smart Space, ambiente de inovação existente no UniCV que integra academia, sociedade civil e mercado

Professoras Marcela Favero (esq.) e Patrícia Rodrigues da Silva, doutoras em Administração e Educação, respectivamente

O papel das Instituições de Ensino Superior (IES) na criação e manutenção de ecossistemas de inovação nas cidades é a questão central discutida no trabalho que será apresentado pelas professoras Patrícia Rodrigues da Silva e Marcela Bortotti Favero no VI SiBOGU – Simpósio Brasileiro Online de Gestão Urbana, que acontece de 27 a 29 deste mês.

No estudo aprovado para o Simpósio, Patrícia Rodrigues, doutora em Educação e Marcela Favero, doutora em Administração, diretora de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Universitário Cidade Verde (UniCV), avaliam a contribuição do Smart Space, ambiente de inovação existente na instituição, que integra academia, sociedade civil e setor empresarial, a construção de Cidades Inteligentes.

As docentes tiveram como ponto de partida o documento “Brasil 2030: cidades inteligentes e humanas” resultado de pesquisas, debates e estudos em diferentes partes do mundo, que culminou na criação da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas (RBCIH), em 2014.

De acordo com o documento, Cidades Inteligentes e Humanas são aquelas que “possuem um ecossistema de inovação que abrange o poder público, os setores organizados da sociedade, o setor empresarial e a academia trabalhando em conjunto”.

A ideia é que a academia fomente o desenvolvimento de tecnologias, softwares e aplicativos a serem utilizados na cidade, de acordo com as necessidades de sua população; os empresários locais consigam ter competitividade nacional e internacional, desenvolvendo as mais diversas soluções tecnológicas e os cidadãos sejam incluídos no processo de inovação e atuem como copartícipes na gestão e na construção de uma cidade mais inteligente, mais humana e mais sustentável.

As pesquisadoras concluem afirmando que o ambiente estudado contribui com a formação de profissionais detentores de um olhar aguçado para a inovação, que poderão atuar dentro de organizações resolvendo problemas ou abrindo novos negócios. “Em ambos os casos, estes profissionais contribuirão para o desenvolvimento local e ainda, na busca de soluções para o desenvolvimento urbano, ratificando a relevância das IES na criação e manutenção de ecossistemas de inovação nas cidades.”

Promovido pela Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista (ANAP) e o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp-Bauru, o evento será transmitido pelo portal www.eventoanap.org.br.