A  área da saúde está em constante expansão. Tendo em vista o grande investimento em pesquisas e tecnologias ligadas a esse setor, há a cada dia um aumento da diversificação das formas de atuação e necessidade de profissionais para atender às incessantes demandas. Constantemente surgem novos exames, tipos de tratamentos, clínicas especializadas e muito mais.

Essa é uma das áreas que mais cresce em todo o mundo, principalmente após a pandemia do novo Coronavírus. O setor exige qualificação para ter destaque, e pessoas que tenham perfil para trabalhar nesse meio. Se você é engajado em causas que acredita e não mede esforços para ajudar o próximo, saiba que você tem algumas das principais ferramentas indispensáveis para trabalhar na  área da saúde. 

Além disso, por ser uma área ampla, o profissional da saúde pode atuar na gestão e também no tratamento direto com o paciente, no ensino, pesquisa e até no empreendedorismo. 

3 benefícios para quem quer trabalhar na área da saúde

1. Mercado de trabalho

São muitas as áreas para se trabalhar dentro do setor da saúde, e com isso são maiores as possibilidades de se encontrar um bom emprego. Diariamente novas vagas são divulgadas e com isso existem muitas oportunidades para quem tem ou não experiência no  mercado. 

Em 2021, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) , o setor da saúde foi o que mais contratou. Os dados mostram que, entre as cinco áreas da economia brasileira, a de serviços foi a que mais criou empregos. Das mais de 125 mil vagas de trabalho abertas, pelo menos metade delas estavam relacionadas à saúde, como cuidados com idosos e atendimentos hospitalares. 

Vale investir em cursos, pois esse é um setor que busca profissionais qualificados, com responsabilidade profissional e dedicação de excelência. 

2. Crescimento profissional 

A área da saúde é um campo propício para o desenvolvimento de carreira. São  inúmeras oportunidades de crescimento e muitas ofertas para cargos de destaque e com boa remuneração. É um dos setores reconhecidos por pagar bons salários, o que na prática é uma recompensa por um trabalho que requer uma dedicação acima da média, assim como controle emocional. 

Um dos pontos a ser considerado, é que o profissional da saúde deve desenvolver habilidades, tais como a empatia, a paciência e a comunicação – as chamadas “soft  skills”, essenciais para diversas formas de atuação. É preciso ter uma fala e escuta  empáticas. Afinal, é importante que o profissional saiba se colocar no lugar do próximo  e entenda as diferentes situações que requerem o seu cuidado. 

3. Falta profissionais qualificados

Apesar da imensa procura por cursos voltados para o setor da saúde, o mercado ainda precisa de mão de obra qualificada, o que evidencia ainda mais as oportunidades. Assim, é uma profissão que requer estudos e atualizações constantes, pois a área está em  constante evolução, com novas técnicas, procedimentos e abordagens que visam à melhoria contínua dos cuidados. Por isso, a organização, o foco e o gosto pelos estudos devem fazer parte do perfil deste profissional, a fim de não parar no tempo. 

Conheça alguns cursos da área da saúde oferecidos pelo UniCV

Biomedicina  

O curso de Biomedicina é uma graduação relativamente nova, e ainda há muitas dúvidas sobre o que seria essa profissão. Nas últimas décadas, o número de cursos de Biomedicina  oferecidos no Brasil teve um aumento significativo. No ano 2000, havia apenas seis, hoje, são  mais de 200 cursos reconhecidos pelo MEC no país. 

A Biomedicina é uma área situada entre a Biologia e a Medicina. Assim, possui disciplinas das duas áreas, porém o foco é diferente de ambas. Enquanto o médico atua diretamente com pacientes, realizando diagnósticos, prescrevendo remédios, propondo tratamentos e realizando cirurgias, o Biomédico é preparado para exercer sua atividade na causa de doenças. Estuda microrganismos, analisa amostras de material para realizar diagnósticos, tem foco em pesquisa e análises clínicas.  

Estética e Cosmética  

Sentir-se bem consigo mesmo é uma busca constante do ser humano, e ter uma boa autoestima ajuda muito nesse processo. Por isso, os cuidados com a saúde, a mente e também o corpo são essenciais para isso. E nesse cenário, o curso de Estética e Cosmética possibilita a formação de profissionais especialistas, para cuidar da beleza e do bem-estar das pessoas. 

O profissional de Estética e Cosmética é capacitado a contribuir com o embelezamento corporal e também facial, capilar e dos pés; assim como na recuperação estética de traumas como queimaduras e procedimentos pós-cirúrgicos. O curso ainda oferece conhecimentos para tratamentos preventivos, nos eventos pré e pós-cirúrgicos, em conjunto com demais profissionais da área de saúde.  

Fisioterapia  

Se você está em busca de uma profissão humanista, crítica e reflexiva, que  permita atuar em todos os níveis de atenção à saúde, a Fisioterapia pode ser uma ótima opção na sua escolha profissional. 

O curso de Fisioterapia detém uma visão ampla e global, respeitando os princípios éticos, bioéticos e culturais do indivíduo e da coletividade. Forma profissionais capazes de atuar na  prevenção e na reabilitação da capacidade física e funcional das pessoas. O fisioterapeuta aplica terapias para tratar as doenças e lesões, empregando técnicas específicas. Ele trabalha com o movimento do corpo humano, atua na reabilitação, reestruturando a funcionalidade de órgãos, sistema musculoesquelético e diversas outras estruturas do corpo que sofreram traumas ou fraturas. 

Gerontologia

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2030 o Brasil terá a quinta população mais idosa do mundo e irá ultrapassar o total de crianças entre zero e 14 anos. De acordo com  as informações do IBGE, não só no Brasil, mas no mundo todo vem se observando nos  últimos anos, uma tendência de envelhecimento da população, em consequência  principalmente do aumento da expectativa de vida pela melhoria das condições de saúde e da diminuição da taxa de fecundidade, com a queda do número de nascimentos. 

O curso de graduação em Gerontologia forma profissionais para atender a grande demanda de atenção à população idosa, que vem crescendo substancialmente nos  últimos anos. O curso traz conhecimentos aprofundados sobre as mudanças ocorridas no processo de envelhecimento do ser humano e procura adaptar essas mudanças para que o idoso tenha uma vida mais tranquila nos aspectos sociais, físicos, psicológicos e biológicos. 

Gestão Hospitalar  

Hospitais, clínicas, centros de saúde, ambulatórios, laboratórios e outros, são empresas que trabalham em um segmento de atividades que possuem suas próprias peculiaridades, ou seja, características específicas do setor da saúde.  

O curso superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar do UniCV possui foco em questões administrativas da área da saúde e de seus serviços. Assim, promove  conhecimentos sobre políticas públicas para saúde, situações cotidianas de uma  instituição, levando em consideração a administração de recursos, tecnologias e capital humano. É direcionado para quem deseja atuar na gestão e na parte administrativa da saúde e de seus serviços, e para aqueles que querem trabalhar em nível gerencial na área.  

Nutrição  

A frase “Diga o que comes e te direi quem és”, já virou um dito popular. Isso porque com os novos estudos e a evolução da ciência, cada vez mais se descobre a importância de uma alimentação de qualidade como prevenção a doenças, promoção de qualidade de vida,  entre outros.  

O curso de Nutrição forma profissionais especialistas em alimentação, com conhecimentos aprofundados para elaboração de diagnósticos nutricionais, prescrição de dietas e suplementos para pessoas sadias ou com problemas de saúde, controle de qualidade dos alimentos em restaurantes e refeitórios, desenvolvimento e avaliação de produtos para alimentação humana, entre outros. 

Agora que você tem todas essas informações sobre a área da saúde, é só escolher o curso que mais combina com você e ingressar nesse setor.