Formação complementar destina-se a bacharéis e tecnólogos que querem se tornar professores e licenciados que desejam ampliar área de atuação

Formação complementar possibilita entrada de novos profissionais em sala de aula (Imagem: Pixabay)

Estima-se que o Brasil poderá ter um déficit de 235 mil professores da educação básica até 2040. O levantamento é de 2022 e foi apresentado pelo Instituto Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior), tendo como base o Censo do Ensino Superior do Ministério da Educação, que indica baixa entrada de alunos em cursos de licenciatura nos últimos tempos.

Ao mesmo tempo em que se formam muitos bacharéis e tecnólogos no País, faltam profissionais habilitados para dar aulas e a demanda por licenciados só aumenta. Por outro lado, existem no mercado bons profissionais graduados em cursos de bacharelado ou tecnológico que poderiam atuar em sala de aula, dentro de seus campos de conhecimento, mas não podem devido à falta de habilitação específica.

A Formação Pedagógica R2 (Resolução Nº 2/2019), do Conselho Nacional de Educação, veio para amenizar este problema. Trata-se de uma normatização que permite a bacharéis e tecnólogos uma complementação de estudos no campo pedagógico para que possam dar aulas em áreas correlatas ao seu campo de conhecimento em um curto espaço de tempo. Um trabalhador formado em administração, por exemplo, pode realizar a Formação Pedagógica R2 em Matemática e atuar como professor desta matéria no Ensino Fundamental e Médio. A complementação é válida, também, para quem já possui uma licenciatura e deseja ampliar o campo de atuação para novas áreas.

A vantagem da R2 é que encurta o caminho para a docência. Ao invés do profissional começar do zero uma licenciatura, ele pode fazer um curso complementar em tempo mais curto e começar logo a dar aulas.

Cursos no UniCV

O Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) passa a oferecer os cursos R2 a partir deste ano. São cursos com carga horária de 1.000 horas/aula (acima do que exige a legislação), que poderão ser feitos em oito meses de duração na modalidade a distância.

Artes Visuais, Ciências da Religião, Educação Especial, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Letras – Português e Espanhol, Letras – Português e Inglês, Letras – Português e Libras, Matemática, Pedagogia e Sociologia são os cursos oferecidos dentro desta modalidade.

Quem é bacharel ou tecnólogo e realiza a Formação Pedagógica pode atuar como professor do Ensino Fundamental II e Médio; no EJA (Educação de Jovens e Adultos), em escolas técnicas e participar de concursos públicos para licenciados em sua área de atuação. Fazendo R2 em Pedagogia, pode ainda atuar nas séries iniciais.

Mais informações aqui.