Reunião com autoridades municipais, dirigentes da entidade e representantes da instituição sela novas parcerias e implantação do escritório jurídico do UniCV no local

A partir de um convênio guarda-chuva assinado ano passado com a Promec (Programa de Atendimento ao Menor de Sarandi), o Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) ampliará este ano os projetos de extensão desenvolvidos na entidade. Em reunião entre representantes da instituição universitária, autoridades municipais e membros da entidade nesta terça-feira à tarde, os projetos foram apresentados.

A iniciativa faz parte do comprometimento da instituição com a formação social dos estudantes, para que eles se engajem aos projetos, durante a faculdade, e saiam comprometidos com a realidade social das comunidades locais.

A Promec é uma entidade que atua há 34 anos em Sarandi, buscando assegurar os direitos dos jovens e contribuir para uma sociedade mais justa, digna e solidária. A partir deste ano, além dos cursos de Direito, Psicologia, Nutrição e Tecnologia da Informação, que já vinham atuando naquela unidade assistencial, estarão inseridos cursos como Engenharia Civil, Serviço Social e Fisioterapia.

Serviços

O atendimento em algumas áreas, como o direito, será prestado a todas as famílias dos jovens assistidos na entidade social. O coordenador do Núcleo de Atendimento Jurídico, Márcio Candeo, observou que Sarandi é uma comunidade carente na área jurídica e confirmou que haverá atendimento no local uma vez por semana, às quartas-feiras. As famílias poderão buscar assistência jurídica gratuita por meio de agendamento na própria entidade, onde ontem foi inaugurado um escritório jurídico.

A diretora de Extensão do UniCV, Luzia Deliberador, destacou a importância da parceria para os alunos, que começam a se comprometer com a sociedade por meio dos projetos de extensão. Segundo ela, a parceria com a Promec é uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento da cidade e para a formação de profissionais comprometidos com a realidade social. “A iniciativa representa um importante passo para a ampliação dos trabalhos de extensão da instituição na região”, afirmou.

Parceria

A parceria entre o UniCV e a Promec conta com o apoio da Prefeitura de Sarandi e da Câmara Municipal. O prefeito da cidade, Walter Volpato, ressaltou que o projeto traz informações e conhecimentos que contribuem para o futuro dos jovens e ajuda a fortalecer a comunidade. Já o presidente da Câmara, Eunildo Zanchin, destacou a importância de capacitar os jovens e encaminhá-los para o primeiro emprego. Conforme disse, “não há melhor forma de inserção social, senão o trabalho”. Para o vice-prefeito Wlademir Garbuggio, a parceria é relevante e oferece novas oportunidades aos jovens, “abrindo horizontes e a possibilidade de pensarem em um futuro melhor”.

Quem também agradeceu pela parceria foi o presidente da entidade, padre Décio Valdevino Marques, destacando a importância da “união dos setores privado, público e não governamental, com a finalidade de atender crianças, adolescentes e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social e assegurar os seus direitos como cidadãos”.

Vandaluci Gomes da Silva, estudante de direito do UniCV, expressou sua alegria em poder atuar no projeto social na área em que está estudando. Ela ressaltou a importância da oferta de assistência jurídica para a população carente da cidade e como essa demanda é extensa. Vandaluci também mencionou que cresceu em uma família que sempre teve preocupação com a cidade e que seu pai trouxe um olhar assistencial para dentro de casa. Morando em Sarandi, ela teve a oportunidade de se envolver ainda mais com a população e agora, com o projeto em andamento, ela se sente realizada em poder contribuir com a cidade.