O Doutor em Artes pela Unesp-SP, Giuliano Tierno de Siqueira, abordou a necessidade do surgimento de novos critérios de formação para uma sociedade que está em crise e atinge as escolas

O 4º Congresso de Educação e Desenvolvimento Social (CEEDS) começou nesta segunda-feira (17) no Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) e trouxe como tema central a “Educação que Humaniza e Transforma”. Na abertura do evento, o mestre e doutor em Artes pela Unesp-SP, Giuliano Tierno de Siqueira, sócio-fundador da Casa Tombada, lembrou da violência dentro das escolas brasileiras e em outras partes do mundo, atribuindo a situação a uma sociedade que vem perdendo valores e que foi recentemente abalada pela Covid.

“Os dois anos de isolamento mexeu com a psique das pessoas. Passamos a viver tempos de neblina, incertezas, caos, miséria de afeto e precarização dos vínculos. Hoje precisamos pensar: em que ponto da história nós estamos? Vivemos uma crise profunda entre os seres humanos. E talvez, também, pela saturação da linguagem, causada pela velocidade das informações. Mas toda crise convoca a gente a repensar o modo de fazer e estabelecer novos critérios. Este é o desafio atual para nós educadores”, afirmou.

Tierno destacou a importância de uma formação mais profunda, humana e sensível para os educadores, trabalhando a cultura e a memória da sociedade. “O que estamos fazendo com a nossa memória? Ela está sendo apagada ou não? A gente está recontando as nossas histórias, pessoais e do nosso do país”, questionou. Para ele, é necessário repensar a formação educacional no país para enfrentar os desafios atuais e promover a mudança.

Desafios

A coordenadora do curso de Pedagogia do UniCV e do evento, Elaine Rodrigues, destacou que o tema deste ano do CEEDS é um desafio para todos e que a educação precisa estar em movimento para não se tornar “uma educação morta”. Já o diretor acadêmico da instituição, Alex Alves, ressaltou a responsabilidade dos educadores em transcender a sala de aula e deixar a marca do exemplo na vida das pessoas em um momento em que o país enfrenta tanta violência.

Programação

O 4º CEEDS segue até quinta-feira (20) com palestras para público presencial e remoto, abordando temas como “Educação humanizadora pós-pandemia”, “Humanização na Educação e Patrimônio Cultural”, “Corpo que aprende – Corpo que educa” e “A função humanizadora da literatura”. A programação desta terça-feira (18) inclui a palestra do professor Rodrigo Pacios, da Universidade Americana de Stanford em Singapura, que irá abordar as experiências educacionais do país asiático, conhecido por seus altos índices educacionais. As palestras acontecem no auditório do campus universitário e são transmitidas pela internet para os inscritos no congresso.