Curso de Psicologia oferece auxílio a alunos da UniFCV sensibilizados com a pandemia

A coordenação do curso criou o projeto Oficina Em Saúde Mental: Contextos De Pandemia, por meio do qual estagiários de Psicologia participarão de um grupo de apoio em saúde mental, com a finalidade de criar um espaço acolhedor, com oficinas temáticas, adaptadas para o contexto atual e com o intuito de promover saúde mental de qualidade, com base nos compromissos éticos e sociais da profissão.

No contexto de pandemia, mais do que nunca, os cuidados com a saúde mental tendem a ser ignorados, pois estamos sim passando por muitas coisas, não só o surto da doença em si, mas todo o home office, as aulas virtuais a incerteza do futuro, aspectos esses que podem implicar fortemente na vida do universitário, como aponta a coordenadora do curso de Psicologia, Michelle Santos: “É primordial a intervenção em saúde mental no contexto universitário, principalmente nestes tempos de pandemia. Novas modalidades de ensino, horários, formatos e mudanças de rotina impactaram diretamente a vida das pessoas. Nesse sentido, é imprescindível que se pense em um espaço para suporte e acompanhamento e que as pessoas possam compartilhar experiências, situações, dificuldades e juntos se pense em diferentes soluções. É preciso desconstruir a concepção de que não podemos pedir ajuda, principalmente com jovens no contexto acadêmico em que a competitividade e individualidade muitas vezes se fazem presentes”.

Por meio da oficina, os alunos conseguem auxiliar nos atravessamentos da saúde mental que foram desestabilizados durante a pandemia, buscando facilitar o diálogo e a qualidade psicológica. A pandemia pode afetar a saúde mental das pessoas, pois o distanciamento social pode gerar, angústias, solidão, medo, pânico, ansiedade, depressão, dentre outras doenças relacionadas a saúde mental. As oficinas acontecerão por meio de vídeo, realizadas remotamente buscando prevenir a propagação do Covid-19 e promovendo um espaço de discussão e integralidade, baseando os temas em: Acolhimento, pandemia, ansiedade e depressão.