Psicomotricidade e Ludicidade na Educação Infantil
INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
O curso Tecnólogo em Psicomotricidade e Ludicidade na Educação Infantil do UniCV foi pensado para atender às necessidades existentes nesta fase de formação, e que são entendidas como essenciais para a construção do conhecimento e do amadurecimento infantil.
As disciplinas utilizam referencial teórico-prático, conhecimentos compatíveis com as exigências mercadológicas que envolvem o profissional Psicomotricista, além de jogos, brinquedos e brincadeiras que trabalham a imaginação e a fantasia.
A ludicidade, juntamente com a psicomotricidade, constituem fundamental importância para o desenvolvimento da criança, principalmente na primeira fase da infância, a qual vai lidar com o pensamento participativo e o corpo em movimento, além de focar na aprendizagem e auxiliar na construção da personalidade em relação à mente e corpo.
Aqui no UniCV, valorizar a ludicidade e a psicomotricidade é, sobretudo, construir metodologias que possibilitem aos profissionais conhecer ferramentas que proporcionem à criança desenvolver a sua identidade e a sua formação crítica.
Vale ressaltar que para atingir melhores resultados, fazer o uso dos jogos na educação infantil tem grandes avanços em diferentes estágios do desenvolvimento social, emocional e intelectual da criança.
Faça parte desse time de educadores, FAÇA UniCV!
MERCADO DE TRABALHO
-
Psicomotricidade e Ludicidade na Educação Infantil
-
Espera-se, ainda, que o Tecnólogo em Psicomotricidade e Ludicidade na Educação Infantil tenha uma ampla compreensão do universo da cultura e da produção do saber, além de ser capaz de utilizar-se de métodos e técnicas, em especial no campo dos processos psicomotores e lúdicos.
-
Para além das escolas de Educação Infantil, o Psicomotricista pode pleitear vagas em organizações não governamentais (ONGs): proposição de projetos de cunho social ou pedagógicos, ajudando a melhorar a qualidade de ensino na região em que está inserido e além. Editoras: subsidiando pesquisas que contribuam para a produção de materiais didáticos para a Graduação em Psicomotricidade e campos afins. Em brinquedotecas hospitalares, assistindo a criança em tratamentos de longo prazo.
-
A psicomotricidade e a ludicidade podem ser associadas a trabalhos em oficinas de alfabetização, podendo ajudar, os pequenos pacientes, a não perderem o ano escolar e a tolerarem melhor o tempo em que ficarão internados. Educação Especial: projetos para inovação nas ações com os diversos tipos de deficiência. O curso ainda garante que o aluno possa atuar como apoiador em disciplinas de caráter específico, como alfabetização e letramento. E ainda, este profissional, pode agir de forma empreendedora no campo da educação.
-
Um psicomotricista pode trabalhar também nas seguintes áreas:
-
● Educacional: escolas e centros pedagógicos de Educação Infantil, no desenvolvimento psicomotor das crianças, por intermédio de brincadeiras, jogos e desafios, atingindo os objetivos do profissional de forma prazerosa e divertida.
-
● Hospitais e clínicas especializadas: realizando terapia psicomotora com crianças de forma individual ou em grupo, trabalhando conforme as limitações observadas em cada indivíduo.
-
Para tanto a prática psicomotora se dá de forma individual ou em grupo e compreende as necessidades de adaptação sensoriais, sociais, comportamentais e de crescimento pessoal.