ABA Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA)
INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
A especialização conceitua cientificamente o Transtorno do Espectro Autista (TEA), suas características iniciais, sinais de alerta, etiologia e os fatores de risco, apresentando ao acadêmico técnicas e estratégias de avaliação e diagnóstico clínico fundamentadas em propostas de tratamento em Terapia ABA - Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis), abordagem psicológica clínica, baseada em evidências, que permite alterar comportamentos socialmente relevantes, ao reduzir os déficits comportamentais, por intermédio do desenvolvimento de habilidades.
A terapia ABA - Análise do Comportamento Aplicada, recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para pessoas com desenvolvimento atípico, é uma área da psicologia, a qual envolve compreensão e análise validadas empiricamente sobre o comportamento humano. A terapia ABA possibilita ao acadêmico a elaboração de tratamento e planos individuais para o ensino de habilidades essenciais para o desenvolvimento de aprendizagens, modelação e autorregulação de comportamentos desafiadores a partir do trabalho interdisciplinar.
Para tanto, as disciplinas têm o objetivo de orientar o acadêmico na estruturação do processo terapêutico fundamentado na terapia ocupacional, nas intervenções psicopedagógicas e nas técnicas de reorganização sensorial e motor, a partir de modelos comportamentais que envolvem treinamento e organização de habilidades sociais e educacionais para o espaço escolar e clínico. A finalidade é capacitar os acadêmicos a alinharem as condutas e os comportamentos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o intuito de melhorar a qualidade de vida de pessoas com TEA.
6 DISCIPLINAS COM AULAS PRESENCIAIS QUINZENALMENTE AOS SÁBADOS DAS 8H ÀS 16H30
4 DISCIPLINAS COM AULAS EAD
DIFERENCIAIS:
- Possibilita a compreensão com base na observação e análise a partir da relação entre comportamento humano, ambiente e aprendizagem;
- Avaliação comportamental, por intermédio de definição de estratégias, procedimentos e implementação de intervenções a partir da avaliação contínua do paciente;
- Identificar o desenvolvimento motor da criança com TEA, priorizando a correção da postura e no padrão funcional de movimento, no reforço muscular, na resistência, na flexibilidade, no equilíbrio, na propriocepção e na coordenação motora global;
- Averiguar o processo para a efetivação do diagnóstico mais assertivo identificando o melhor tratamento e prevenção de desordens cognitivas que afetam a aprendizagem, o humor, o raciocínio e a maneira de se comunicar e interagir socialmente.
PRINCIPAIS DOCENTES:
Michelle Aparecida Ferreira dos Santos – Curriculo Lattes:Veja Aqui
Jéssica Barbetto de Souza – Curriculo Lattes: Veja Aqui
Greicy de Assis Oliveira dos Anjos – Curriculo Lattes: Veja Aqui
METODOLOGIA:
O curso contempla dez (10) disciplinas, seis (6) com aulas presenciais ministradas presencialmente, no campus do UniCV, quinzenalmente aos sábados, das 8h às 16h30. Na modalidade presencial, o sistema de avaliação é definido pelo docente e apresentado na primeira aula da disciplina.
E quatro (4) disciplinas serão disponibilizadas de forma online, pelo AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), e contará com materiais digitais e videoaulas. Na modalidade online a avaliação será composta por questões objetivas com base nos conteúdos discutidos na disciplina.