Responsável por conduzir a autoavaliação institucional, membros da Comissão Própria de Avaliação destacam importância da participação para o ganho de melhorias

Ampliação de laboratórios está entre as conquistas da CPA

O Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) está com o prazo aberto para a autoavaliação institucional e convida todos os membros da comunidade acadêmica a participar da pesquisa realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

O prazo para responder ao questionário da CPA iniciou no dia 24 de outubro e se estende até 25 de novembro, no site da instituição.

A autoavaliação institucional é um dos componentes utilizados pelo MEC para avaliar o nível de qualidade das instituições de ensino superior. O instrumento integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior  (SINAES), de modo a fornecer à comunidade acadêmica uma visão sobre o desenvolvimento da instituição, sua qualidade educativa e sua relevância social.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) tem como função conduzir os rumos da Avaliação Institucional. É a CPA que planeja e coordena os trabalhos e atividades de autoavaliação no âmbito dos cursos (presencial ou EaD), organiza os dados e elabora os relatórios institucionais com base nos resultados.

Indicadores

De acordo com o presidente da CPA no triênio 2018-2020 (Ano base 2021/2022), Oyama Braga Netto, a participação de toda a comunidade acadêmica (alunos, professores, coordenadores e corpo técnico-administrativo) “é fundamental para que a instituição se conheça melhor e busque uma oferta de ensino, pesquisa e extensão cada vez mais satisfatória”.

Segundo Netto, as avaliações da comunidade acadêmica nas últimas pesquisas têm trazido indicadores positivos. “Ele ressalta que as notas dos componentes avaliados sempre ficaram entre 3.5 e 4.7, em uma escala que vai de 1 a 5, e que o corpo docente se destaca ainda mais com um média de 4.3 a 4.4.

Política de ensino, pesquisa e extensão; infraestrutura física, a missão e o plano de desenvolvimento institucional; comunicação institucional, política de pessoal, organização e gestão da instituição; políticas de atendimento aos estudantes, planejamento institucional e sustentabilidade financeira fazem parte dos itens avaliados pela CPA

Para a atual presidente da Comissão Própria de Avaliação, professora Patrícia Rodrigues, a CPA é uma oportunidade de participação ativa de toda a comunidade UniCV. “É um momento de diagnóstico, de levantamento de informações que servirão de base para a realização de um planejamento educacional assertivo e de implementação de melhorias que atendam às reais necessidades da comunidade acadêmica”, afirma.

Melhorias obtidas

Através da avaliação da CPA várias melhorias já foram obtidas no UniCV. Na parte de infraestrutura, por exemplo, destaca-se desde a instalação de ar condicionado em todas as salas, ampliação de laboratórios e salas de aula, melhorias nas instalações da biblioteca, aumento na rede de internet até a instalação de comunicação em braile em todos os departamentos, entre outras.

Referente à área pedagógica, a instituição realizou a revisão dos projetos pedagógicos dos cursos e de conteúdos de algumas disciplinas; implantou disciplinas híbridas e metodologias ativas, passou a dar maior incentivo à capacitação docente continuada e ampliou o fomento e incentivo à pesquisa, publicação e participação em eventos científicos, dentre várias outras ações que refletem na melhoria do quadro docente.

Os estudantes passaram a receber fomento e incentivo para a participação em programas e projetos institucionais, tais como PIIC, projetos de ensino e extensão, liderança e representação discente. A instituição também investiu na ampliação dos canais de comunicação junto às coordenações e tem realizado um trabalho de conscientização dos alunos sobre a necessidade de maior controle e efetividade dos estudos e dos resultados de suas avaliações.

Ainda no tocante ao EAD, o professor Netto lembra de outras expressivas conquistas como melhorias nos materiais didáticos, no Ambiente Virtual de Aprendizagem, disponibilização de mais eventos aos estudantes, ampliação das bibliotecas virtuais e maior suporte aos polos de apoio presencial. Além disso, informa que houve diminuição do tempo do processo de matrícula e melhorias na acessibilidade do Portal do Aluno e, também, diminuição do tempo para a correção e validação dos documentos do estágio desde o registro – integrado ao AVA.