O desenho em alto relevo criado pelo professor João Francisco Toso ajudou Wesley Frido a entender conteúdo

A missão de um professor em sala de aula, muitas vezes ultrapassa em muito a responsabilidade de ministrar os conteúdos da disciplina. O compromisso com a aprendizagem vai além, principalmente quando se trata de alunos que precisam de uma atenção especial.

O exemplo tem sido dado pelo professor de Direito do UniCV, João Francisco Toso, que ministra a disciplina de Direito de Família. Para ajudar o aluno com deficiência visual Wesley Frido dos Santos a entender o conteúdo de “parentesco”, ele criou o método de um desenho em alto relevo para que o estudante pudesse tatear.

O desenho geralmente é feito na lousa pelo professor para os demais alunos. Mas como poderia Wesley entender sem visualizar? Foi então que Toso conversou com o estudante e perguntou como poderia ajudar. Wesley sugeriu o desenho em papel e uma cola para fazer os relevos e deu certo.

Assim, com o tato ficou bem mais fácil para o estudante do sétimo semestre de Direito compreender o conteúdo. A primeira experiência foi simples. O professor usou um tipo de cola (2D) para sobrepor ao desenho no papel e criar os relevos. Mas a experiência logo foi melhorada com a cooperação de um outro aluno de Direito, que ajudou Toso a adaptar o trabalho para placas de PVC e doou esse material.

Segundo o professor, criou-se uma corrente do bem. “Falei com o Alceu Benassi, que é um estudante do nono semestre de Direito e trabalha com design, e ele imediatamente aceitou me ajudar criando o desenho em placas de PVC com alto relevo. O material foi doado por ele. Ficou muito bom e ajudou bastante ao Weslley em minhas aulas”, conta o professor.

Para o estudante Wesley Frido, o esforço do professor tem feito a diferença em sua vida. “Estou me sentindo de fato incluído nessa disciplina. Gostaria que exemplos assim servissem para todas as esferas da sociedade, onde tudo o que precisamos às vezes é um olhar mais atento às nossas necessidades”, disse ele.

Já para a coordenadora de Direito do UniCV, Priscilla Armelin, a inciativa do professor é “louvável e criativa”. Segundo diz, Toso se sentia incomodado em apenas descrever os conceitos para Wesley e procurou entender com ele próprio como poderia ajudá-lo. “Assim, chegaram ao desenho em alto relevo. Um exemplo inspirador para todos nós professores.”