Diretor da secretaria de Tributos na Prefeitura de Marialva conta como a educação mudou a sua vida

Emerson Adriano Juvelino se forma em Direito este ano pelo UniCV

Sabemos que a educação é transformadora na vida das pessoas, dentro de diversos aspectos. Quanto mais se estuda, maior é o nível de confiança, o entendimento da sociedade e as habilidades. A educação é capaz de causar impactos profundos em questões financeiras, de saúde e qualidade de vida. Ou seja, quanto mais se estuda, maiores serão as perspectivas para o futuro.

Emerson Adriano Juvelino, estudante do quinto ano de Direito do Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) é um exemplo claro disso. Nascido em Marialva, filho de mãe analfabeta e criado sem o pai, ele parou os estudos no segundo ano do Ensino Fundamental e foi ajudar como podia com a renda de casa. Chegou à juventude e não viu mais oportunidade de voltar, já que o trabalho lhe tomava todo o tempo.

Aos 20 anos de idade, convidado por um amigo, foi para o Rio de Janeiro, atrás de melhores oportunidades. Lá a vida dele foi um aprendizado, mas Emerson nunca deixou de lado o desejo de estudar. A inspiração vinha de um advogado que conheceu quando criança, ao frequentar a fazenda dele em festividades do município.

Motorista de celebridades

O jovem, do interior paranaense, poderia ter se iludido com a vida que levava no Rio. Trabalhando para uma empresa de transporte de passageiros, foi motorista de diversas personalidades e chegou a frequentar muitas vezes a “Ilha de Caras”, onde levava artistas famosos. Dirigiu para celebridades como Luana Piovani, Flávia Alessandra, Vanessa Camargo e diversos cantores sertanejos. “Os artistas tinham preferência pelo meu trabalho, confiavam e gostavam da maneira como os atendia”, conta Emerson.

Por conta do relacionamento com a dupla Hugo Pena e Gabriel, chegou a ser convidado para o casamento da neta do empresário Abílio Diniz, cofundador do Grupo Pão de Açúcar, vivendo uma história muito além do que podia imaginar.

A dupla João Carreiro e Capataz também foi atendida pelo marialvense, que se orgulha de poder ter tido várias experiências como motorista de celebridades, mas reconhece que foi o estudo que transformou de fato a sua condição social.

Volta às origens

“A minha vida não estava completa. Eu havia parado de estudar aos 9 anos de idade e alimentava o desejo de me tornar advogado. Resolvi então voltar para a minha cidade e reiniciar a minha história. Mas, aos 40 anos, como completar o fundamental e o ensino médio para chegar à universidade?”, se perguntava. Foi então que lhe orientaram a fazer o Encceja (Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), prova gratuita e voluntária servindo para conceder certificados de conclusão de ensino fundamental e de ensino médio para quem não teve oportunidade de concluir os estudos na idade escolar adequada.

Sonho realizado

Estudando sozinho, conseguiu aprovação no Encceja, eliminando dez anos do ensino fundamental e médio. Foi dessa forma que o sonhador menino de Marialva saiu do segundo ano do primário para a conclusão do ensino superior, em apenas cinco anos. Emerson forma-se neste final de ano pelo UniCV e já foi aprovado na primeira fase da prova da OAB.

Porém, sua vida começou a mudar no primeiro ano da faculdade, quando se tornou estagiário na área de tributos na Prefeitura do seu município. “O prefeito me disse na época que, se eu me mantivesse firme nos estudos, ele me daria oportunidades. Devido ao bom resultado do meu trabalho, com 30 dias de estágio, fui nomeado como gerente da área e, no terceiro ano de direito, tornei-me diretor da Secretaria de Tributos na Prefeitura de Marialva.”

“Devo a Deus a minha realização, às pessoas que acreditaram em mim e me apoiaram, porque não foi fácil. Não pretendo parar. Quero me tornar delegado e já venho me preparando para os concursos. O estudo mudou totalmente a minha vida. Hoje me orgulho de quem sou e tenho um padrão de vida bem melhor do que seria, se não tivesse seguido o meu sonho”, conclui.