Consideramos ser o papel da UniFCV como instituição de ensino, a produção e fomento a pesquisa e novos saberes, sempre com o intuito de aprimorar a formação não só de seus alunos, porém visando também a mudança da sociedade como um todo. Como já dizia Paulo Freire, “Todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje” e neste sábado, demos mais um passo em direção ao futuro, fortalecendo a experiência pedagógica do Programa Institucional de Iniciação Científica do Centro Universitário Cidade Verde.

Além do compromisso, o ENIIC – Encontro Institucional de Iniciação Científica UniFCV- se destaca como uma possibilidade dos alunos e participantes discutirem entre si diversas teorias e práticas, incentivando a cooperação acadêmica por meio do diálogo, buscando a promoção e divulgação do conhecimento adquirido em conjunto, incentivando sempre a prática da pesquisa, a discussão de temáticas acadêmicas e trabalhos similares. E por fim, mas não menos importante, o ENIIC se destaca como uma forma de networking e intercâmbio intelectual entre os alunos.

O encontro foi realizado no sábado (07) no campus do Centro Universitário Cidade Verde, e foi o primeiro de muitos que estão por vir! Durante o evento, os alunos contaram com a apresentação e debate acerca das pesquisas realizadas na instituição, bem como uma palestra com a Dra. Rute Grossi Milani, que ressaltou a importância da iniciação científica para a instituição e para os alunos: “Na minha opinião é fundamental que o aluno tenha essa experiencia, claro que depende do gostar dessa prática, mas acho que vale muito a pena, pelo menos para conhecer. A pesquisa científica vai levar ele para o conhecimento aprofundado sobre um assunto que as vezes, no meio da graduação, é abordado de maneira mais superficial. Além disso ele vai aprender sobre o método científico, como construí uma pesquisa, um projeto, uma revisão, e esse pensamento científico é muito importante para nossa vida profissional”.

Entre os alunos estava o aluno de Gestão De Recursos Humanos Eduardo Eiti Ymamoto, com semblante confiante e orgulhoso com sua pesquisa. Eduardo comenta porque decidiu participar da iniciação científica: “Está sendo trabalhoso, como a minha pesquisa depende muito de terceiros se torna desafiador, mas eu estou gostando, é um desafio grande, tenho que falar com gestores, e profissionais da área. Minha pesquisa é voltada para os profissionais da área de TI, e as vezes eles são um pouco introspectivos, mas como disse, estou gostando muito desse desafio”.

A iniciação científica é aberta para todos os alunos que tenham o interesse em transformar um assunto que gostam ou dominam em um artigo científico. Para começar basta se inscrever no PIC – Programa de Iniciação Científica – que abre vaga duas vezes ao ano. Fique ligado nas nossas redes sociais em @unifcv, pois assim que abrirem as vagas nós anunciaremos!

Assessoria de Comunicação – UniFCV
tiktok takipçi satın al