Número migrantes em Maringá e região chega a 19 mil. Crédito: Luiz Fernando Godinho

O Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) estendeu o prazo de inscrições até quinta-feira, 25 de janeiro, para o concurso que oferecerá bolsas de estudo exclusivas para imigrantes residentes em Maringá e região. Destinado a estrangeiros com ensino médio completo, o vestibular acontecerá no sábado, dia 27, sendo uma oportunidade para aqueles que buscaram no Brasil melhores condições de vida.

Ao todo, 15 bolsas estão disponíveis, distribuídas entre diversos cursos de graduação, tais como Administração (3), Ciências Contábeis (3), Pedagogia (4), Biomedicina (1), Fisioterapia (1), Nutrição (1), Engenharia Civil (1) e Arquitetura e Urbanismo (1). Os candidatos mais bem classificados em cada curso serão contemplados com as vagas.

A iniciativa do UniCV visa ampliar as perspectivas profissionais dos imigrantes por meio da formação superior, considerando que mais de 19 mil estrangeiros já residem na região, ocupando postos de trabalho em diversas áreas, como indústrias, construção civil, bares, restaurantes e comércio em geral.

Para o professor José Carlos Barbieri, reitor do UniCV, a educação é o caminho para o avanço profissional e para que os migrantes conquistem melhores condições de vida. Ele destaca a importância da diversidade, não apenas para enriquecer o ambiente acadêmico, mas também para proporcionar aos estudantes locais uma experiência enriquecedora ao conviverem com diferentes culturas.

As inscrições para o concurso de bolsas podem ser feitas até às 23h59 de quinta-feira, 25 de janeiro, por meio do site: https://conteudo.unifcv.edu.br/vestibular-para-estrangeiros. Como parte do processo, os candidatos devem realizar a doação de um quilo de alimento não perecível ou o pagamento de uma taxa no valor de R$ 20.

O processo seletivo levará em consideração critérios sociais, incluindo a avaliação da renda do candidato. As bolsas são restritas a alunos com renda bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo, sendo necessário comprovar essa condição no momento da matrícula.

A prova do vestibular acontecerá no campus universitário no sábado, 27 de janeiro, das 9h às 11h30, abrangendo questões de português, conhecimentos gerais, matemática e uma redação. O resultado será divulgado em 7 de fevereiro pelos canais oficiais de comunicação da instituição.