Intenção é ampliar as perspectivas para migrantes que buscam melhores condições de vida em Maringá e na região por meio da formação superior

Número de migrantes na região de Maringá chega a 19 mil. Foto: Luiz Fernando Godinho

O Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) está promovendo um processo seletivo para conceder 15 bolsas integrais de graduação a migrantes estrangeiros residentes na região de Maringá. Segundo a gerência de migrantes da Prefeitura local, a região abriga cerca de 19 mil migrantes, sendo aproximadamente 13 mil em Maringá. Essas pessoas, provenientes de países como Venezuela, Cuba e Haiti vieram ao Brasil em busca de uma vida melhor.

Os estrangeiros encontram oportunidades de emprego facilmente na região, ocupando posições em frigoríficos, construção civil, bares, restaurantes, comércio (especialmente supermercados) e serviços gerais, conforme destaca Fernando Vanari, gerente de migrantes do município de Maringá.

A iniciativa do UniCV de oferecer bolsas integrais para cursos de graduação tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento profissional desses migrantes, proporcionando-lhes melhores perspectivas de vida. Vanari destaca que a maioria possui Ensino Médio completo, com uma parcela reduzida detentora de formação superior.

Reitor José Carlos Barbieri

José Carlos Barbieri, reitor do UniCV, ressalta que a crescente presença de estrangeiros na região motivou a instituição a criar o processo seletivo exclusivo, oferecendo bolsas de estudo a partir de 2024. Ele salienta o compromisso da instituição em integrar os imigrantes à sociedade local, utilizando a educação como ferramenta para impulsionar suas trajetórias rumo a oportunidades de empregos melhores e crescimento em Maringá.

Marcela Favero, diretora de Pós-graduação e Pesquisa do UniCV, enfatiza a importância da diversidade cultural no corpo discente, considerando a presença de estrangeiros como uma oportunidade para os estudantes locais terem contato com diferentes culturas, ampliando suas perspectivas de vida. Essa iniciativa está alinhada ao projeto de internacionalização do UniCV para 2024.

Bolsas de Estudo e Processo Seletivo

O UniCV disponibilizará quinze bolsas para cursos superiores presenciais, abrangendo áreas como Administração, Ciências Contábeis, Fisioterapia, Nutrição, Biomedicina, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, e Pedagogia. Interessados devem possuir Ensino Médio completo ou equivalente.

O vestibular para candidatos estrangeiros ocorrerá em 27 de janeiro, no campus da instituição, das 9h às 11h30. O processo seletivo considera critérios sociais, incluindo a avaliação da renda, visando oferecer suporte e oportunidades de progresso aos migrantes.

As Inscrições estão abertas até as 23h50 de 22 de janeiro de 2024, no site da instituição (www.unicv.edu.br), requerendo o preenchimento de ficha específica e o pagamento de taxa de R$ 20,00 ou a doação de 1 quilo de alimento não perecível.

O resultado do Vestibular para Estrangeiros será divulgado oficialmente em 7 de fevereiro pelos canais oficiais de comunicação da instituição.