Moradores do Jardim Independência receberam diversos atendimentos gratuitos enquanto as crianças aproveitavam as brincadeiras 

Professores, alunos, colaboradores e voluntários se reuniram bem cedo, neste sábado (30), no pátio do Salão Comunitário da Paróquia São Paulo Apóstolo, em Sarandi, para levar carinho, acolhimento, informação, orientação e diversão para os moradores do Jardim Independência, por meio do projeto UniCV em Ação, uma iniciativa conjunta dos cursos de graduação, tanto presenciais quanto à distância, oferecidos pelo Centro Universitário Cidade Verde (UniCV).

Janaina dos Reis, moradora da região, não perdeu tempo. Junto com os dois filhos, foi direto ao stand de Fisioterapia para receber uma massagem. “Eu estava com dor no pescoço, mas depois dessa massagem, a dor já diminuiu. Agora vou levar meu filho na parte de acolhimento psicológico e depois participar de todas as outras atividades. Está sendo ótimo para nos distrair e não ficar apenas em casa pensando nos problemas”, disse Janaina animada. 

Além das massagens, foram oferecidos: testes rápidos de tipagem sanguínea e glicemia; orientações sobre alimentação saudável; prática de atividades físicas; teste de colorimetria, autocuidado e orientação para entrevista de emprego; assistência social e encaminhamento para vagas de trabalho; orientação jurídica; educação financeira; e plantão psicológico. 

Foi montado também um espaço com atendimento especializado sobre o Transtorno de Espectro do Autismo (TEA). A iniciativa foi destacada pela diretora de Plano de Ação da Associação de Pais e Autistas de Sarandi (Apas). “É a primeira vez que uma universidade abre um espaço que possamos falar com a comunidade, expor e mostrar que nós existimos e que é necessário criar políticas públicas nesse sentido. Acredito que a partir de hoje, desse evento grandioso, a APAS será vista com outros olhos.”.  

Para as crianças, não faltou diversão. Camas elásticas, atividades lúdicas, contação de histórias, espaço para desenhar e colorir, recreação e muita brincadeira. Para recarregar as energias: pipoca, cachorro-quente e suco. 

“Uma manhã muito divertida. Todas as brincadeiras têm algo bom para ensinar e contribuir para o desenvolvimento das crianças. A gente fica com o coração alegre vendo todo o carinho que os colaboradores têm com nossos filhos”, comenta a moradora Leidiane Alves Barroso enquanto assiste ao filho Miguel, de seis anos, na contação de histórias. 

O público presente no evento teve a chance de concorrer a diversos prêmios, entre eles uma bolsa de estudos de 100% para um curso de graduação presencial na UniCV. David Medeiros Nonato, que se inscreveu no último minuto, foi o sortudo. Ainda sem acreditar que foi o sorteado, David disse estar animado com a oportunidade de fazer sua primeira graduação sem precisar pagar nada. 

Da teoria à prática
A ação social, além de beneficiar a comunidade, também contribui para o desenvolvimento de futuros profissionais. É em eventos como esses que os alunos têm a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam na sala de aula. “É maravilhoso. Aqui posso aplicar tudo que aprendi e ir além, pois sempre aprendemos com os pacientes também. A troca de informações, o contato direto com a realidade é uma experiência valiosa”, conta Juliana Santi, aluna do sexto semestre de Fisioterapia. 

Para os estudantes dos cursos de Ensino a Distância (EaD), é também um momento de interação presencial com os colegas de turma. Segundo Lucas Cândido, aluno do segundo semestre de Educação Física EaD, viver a prática mostra a ele que fez a escolha certa. “Para mim, estar tendo essa aula, essa participação presencial, por ser um aluno EaD, é muito gratificante e contribui para cada vez mais ter a certeza de que é isso que eu quero para a minha vida profissional.”.

Feito para comunidade
A diretora de Extensão do UniCV, Luzia Deliberador, explica que o projeto foi pensado para atender às necessidades identificadas pela comunidade. Ela conta que, durante o planejamento, foram realizadas reuniões com lideranças da região para levantar quais prioridades precisavam de assistência imediata. 

“A partir daí, levamos as demandas para os coordenadores de curso que começaram a se organizar dentro da instituição. Nós tivemos o acolhimento e o engajamento tanto da comunidade universitária, professores, alunos quanto dos colaboradores, assim como da comunidade de Sarandi. Então, as duas coisas unidas, a necessidade real e a vontade de fazer, foi o que tornou o evento tão bem-sucedido”, avalia a diretora. 

Participaram do UniCV em Ação em Sarandi, professores e alunos dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Gestão do Esporte, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Estética e Cosmética, Direito, Biblioteconomia, Pedagogia, Psicopedagogia, Educação Especial, Serviço Social, Administração e Ciências Contábeis.

A realização deste projeto em Sarandi contou com o apoio de várias instituições, incluindo o Centro Especializado de Saúde, a Diretoria de Geração de Trabalho e Renda, a Escola Municipal Yoshio Hayashi, a Paróquia São Paulo, a Pastoral da Criança, os Pescadores de Vidas, a Secretaria de Comunicação, a Secretaria de Assistência Social, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Secretaria de Esporte e Juventude. Além disso, teve a contribuição do Vereador Fábio Balako.

Por meio de projetos como este, o UniCV reafirma seu compromisso como uma instituição socialmente responsável e preocupada com a promoção de um mundo mais justo e sustentável, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente os ODS 3 (Saúde e Bem-Estar) e 4 (Educação de Qualidade).