Foi anunciado nesta segunda-feira, 21 de agosto, através do canal UniCV no YouTube, o desfecho da 2ª edição do Jogo Pedagógico, um projeto concebido pelo curso de Pedagogia em parceria com o Smart Space. O intuito desse projeto é fomentar a criatividade e o espírito empreendedor entre os estudantes dos cursos de Pedagogia, Matemática, Educação Especial, Psicopedagogia e Psicomotricidade.

Bruna Constantino, vencedora do Jogo Pedagógico, durante exposição feita pela internet

A proposta desta edição orientou os alunos a desenvolverem um jogo matemático que dinamizasse o processo de ensino-aprendizagem para os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). O desafio englobava a integração de conceitos matemáticos, elementos lúdicos e uma dose de criatividade, tudo isso aliado a um potencial comercial.

Os participantes tiveram a oportunidade de optar entre diversos formatos de jogos educativos, abrangendo alternativas como tabuleiro, baralho, dominó, livros, ábacos, esportes, boliche, culinária, blocos de construção, quebra-cabeças e até games.

A competição contou com a inscrição de cem participantes. O desenvolvimento dos projetos abrangeu várias etapas desde o mês de abril, quando foi dada a largada. Inicialmente, nove trabalhos foram selecionados como finalistas, sendo que uma comissão de avaliadores teve a responsabilidade de eleger o vencedor. Todos os projetos que chegaram à etapa final foram criados por alunos que estudavam na modalidade de ensino a distância (EAD) e provenientes de diferentes estados.

O primeiro lugar foi conquistado por Bruna Constantino, uma estudante da cidade de Joinville (SC), matriculada no curso de Psicopedagogia. Sua criação foi o “Jogo do Mercadinho”, um tabuleiro que simula um mercado, proporcionando aos estudantes o desenvolvimento de habilidades como cálculo de compras, soma, multiplicação e divisão, de maneira envolvente e criativa. Bruna foi agraciada com a oportunidade de realizar um curso de extensão oferecido pela instituição.

As coordenadoras do Desafio Pedagógico, Elaine Rodrigues e Camila Chirnev, com o palestrante da noite

Ao anunciar os resultados, a coordenadora do projeto, Professora Elaine Rodrigues, felicitou todos os participantes e expressou sua satisfação com o aumento do número de inscritos em relação à primeira edição. Ela elogiou a inventividade dos estudantes e confirmou que o projeto terá continuidade em 2024.

Para Camila Chirnev, coordenadora do Smart Space, os alunos demonstraram espírito de colaboração, e a abrangente participação destes evidencia que o empreendedorismo pode ser desenvolvido em qualquer área. “Estamos imensamente gratos pela dedicação e empenho dos alunos”, ressaltou ela.

Os estudantes também receberam saudações de Alex Alves, diretor acadêmico do UniCV, e de Marcela Favero, diretora de Pós-graduação e Pesquisa. Aqueles que acompanharam o anúncio dos resultados pela internet ainda puderam desfrutar de uma palestra sobre o tema “Educação no Presente, Vislumbrando o Futuro”. O palestrante, Jocemar do Nascimento, pedagogo e especialista em novas tecnologias na educação a distância, além de CEO da Edubot Sistemas de Ensino, abordou como a tecnologia pode contribuir com a educação e as trajetórias possíveis para moldar o futuro da educação.