“A ideia é fazer mais do que aquilo que você faria se alguém chegasse na porta e pedisse um prato de comida”, comenta a gestora do polo de Morrestes, Loriane Duarte Tomazi.

O projeto Natal Solidário é uma ação clássica da UniFCV. Todo fim de ano, contamos com a ajuda dos colaboradores, alunos e comunidade externa para arrecadar o máximo de alimentos para as famílias e pessoas necessitadas de Maringá e região. Contudo, em 2020, a Instituição resolveu expandir os horizontes da campanha e englobamos também os Polos EAD, o que resultou em aproximadamente 2 toneladas de doações, um feito inédito na história do Natal Solidário!

Como já era de se esperar, os Polos tiveram uma participação essencial no sucesso do projeto e, entre eles, dois se destacaram. Para a professora e gestora do polo de Morretes, Loriane Duarte Tomazi, o ímpeto dos alunos foi evidente e o sucesso da campanha: “Os alunos foram engajados, tanto que eles falaram que gostariam de fazer mais vezes, pois a fome não se tem só uma vez ao ano. E, na situação em que estamos nos vivendo, existem muitas famílias passando necessidade, muitos estão sem emprego. Nós, por exemplo, somos de Morretes, uma cidade que depende do turismo. Muitas pessoas foram demitidas, então assim, é muita gente que precisa de assistência”, comenta a gestora do polo.

Mais de 350km à Oeste de Morretes está Bituruna, cidade do polo que mais arrecadou alimentos na campanha, para o gestor de polo, Nelson Brzozowski, que acompanhou de perto as arrecadações, o sentimento de felicidade se deu não só pelo excelente resultado, mas também pelo orgulho em fazer parte de uma Instituição com preocupação social: “Nos sentimos felizes com o bom resultado e gratos por poder fazer parte desta campanha, que tanto auxiliou famílias carentes. O resultado é fruto da parceria entre UniFCV, o Polo de Bituruna, estudantes e comércio local. Sentimos muito orgulho de fazer parte desta instituição que tem esse olhar social associado a prática educacional”, pontua Nelson.

Responsabilidade social

Para nós da UniFCV já está claro, a educação não é de caráter unicamente pedagógico e a sua aplicação deve, sempre que possível, transpor os limites geográficos da Instituição e atingir a sociedade de forma ativa e preocupada. Temos, em nossa proposta pedagógica, a busca e transmissão de valores sociais, prezando sempre pelo auxílio na formação de cidadãos conscientes e ativos socialmente. “Quando a UniFCV propôs fazer isso com os alunos, nós já tínhamos experiência e já sabíamos o que queríamos. A nossa ideia é não dar por dar, é você se doar, se colocar na mesa do outro e oferecer o que você gostaria que estivesse na sua mesa. Por isso que colocamos refrigerante na cesta, carne, leite, gelatina, bala, bombom, panetone, tudo que gostaríamos de ter”, afirma Loriane.

A professora e responsável pelo projeto, Izabeth da Silveira, realizou uma reflexão sobre o projeto e a responsabilidade da UniFCV como uma Instituição Socialmente Responsável: “Situações vividas neste ano nos fizeram olhar o mundo de modo diferente. Nos fizeram entender que precisamos, mais do que nunca, ir ao encontro do outro, que precisamos Criar Pontes e não Muros. Todos queremos um mundo mais feliz, com paz e justiça, mas isso só será possível se formos empáticos com a dor e o sentimento do outro, se conseguirmos ‘calçar o sapato do outro’. É com este sentimento que iniciamos a Campanha Natal Solidário. Que ela não seja apenas um momento de doar alimentos, mas que, junto aos alimentos doados, vá também um pouco do nosso coração, do nosso respeito, da nossa solidariedade com aquele nosso semelhante que está precisando de nós”, concluí a professora Izabeth.