Iniciativa da aluna do UniCV promove informação e inclusão social em Caruaru, PE

 

Com o objetivo de ampliar a conscientização sobre as comunidades e povos tradicionais, resgatando, valorizando e preservando seu patrimônio histórico-cultural, além de estimular reflexões sobre a subsistência em relação ao modelo social, político, econômico e jurídico atual, a estudante Jucelia Xavier da Silva, do curso de Tecnologia em Serviços Jurídicos do Centro Universitário Cidade Verde (UniCV), desenvolveu o projeto de extensão “Destretando”. Inspirada na proposta extensionista, a graduanda definiu as comunidades indígenas como público alvo de sua ação.

 

O desenvolvimento dessa prática pedagógica percorreu etapas como pesquisa teórica, mapeamento dos povos e comunidades tradicionais da região, planejamento e, por fim, resultou na criação de um material informativo.

 

Ainda na fase de mapeamento, a pesquisa revelou a presença histórica dos povos originários no agreste pernambucano, incluindo localidades de Caruaru com nomes indígenas, como Caiucá, Itaúna e Xicuru. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Pernambuco possui a quarta maior população indígena do Brasil, com nove tribos. Como resultado do projeto, Jucelia produziu um folder informativo sobre direitos e políticas públicas voltadas a essas comunidades, abordando temas como trabalho decente, redução das desigualdades e justiça social. O material foi distribuído na região central de Caruaru, no final do ano de 2024, alcançando cerca de 100 pessoas.

 

Durante essa etapa de compartilhamento das informações com a comunidade Jucelia relata suas experiências: “Percebi que muitas pessoas desconhecem os direitos das comunidades indígenas e sua importância para a preservação cultural do país. Esse contato direto com a população foi essencial para ampliar o debate e incentivar o respeito à diversidade”, destacou Jucelia sobre a experiência.

 

Impacto e Relevância Acadêmica

 

A ação teve um impacto positivo ao disseminar informações essenciais e estimular o diálogo sobre inclusão e diversidade cultural. Segundo a tutora educacional Franciele Mainardes, o projeto exemplifica o papel transformador da extensão universitária. “A iniciativa de Jucelia demonstrou como o conhecimento adquirido em sala de aula pode ser aplicado para gerar mudanças reais na sociedade. Projetos como esse contribuem para a formação cidadã dos estudantes e promovem a justiça social”, afirmou a tutora.

 

O projeto “Destretando” reforça o compromisso do UniCV com a extensão universitária e a formação de profissionais engajados com questões sociais. A experiência também destaca a importância de documentar e divulgar boas práticas acadêmicas, inspirando futuras ações voltadas para a inclusão e o respeito aos direitos dos povos e comunidades tradicionais.