Serão 12 encontros on-line para acadêmicos dos cursos de Letras-Língua Portuguesa e Libras de todo o país. As atividades iniciam nesta quinta-feira (28)

Os futuros professores de Português e Libras em formação nos cursos de graduação em Letras-Língua Portuguesa e Libras, do Centro Universitário Cidade Verde (UniCV), terão mais uma capa citação continuada na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ao todo, serão realizados 12 encontros do Projeto Pralibras pela plataforma on-line Meet com o objetivo de proporcionar aos participantes reflexões teóricas e práticas a respeito da língua visual-espacial utilizada pela comunidade surda brasileira. As atividades, que começam nesta quinta-feira (28) e encerram em dezembro (21), devem reunir até 450 alunos de todo o país. 

A professora Fátima Calicchio também é coordenadora do curso

Professora Eloisa Pedroni, um das coordenadoras do Projeto Pralibras

Sob a liderança da professora Fátima Calicchio, coordenadora do curso e da professora Eloisa Pedroni Pimentel, responsável pela matriz de Libras no curso, o projeto irá capacitar os estudantes na prática de Libras e estabelecer um espaço de discussão científica sobre aspectos antropológicos e históricos da surdez, com ênfase em sua dimensão identitária e linguística.

A professora Eloisa Pedroni explica que o projeto surge do comprometimento educacional, ético e social do UniCV e do Colegiado de Letras em oferecer aos discentes ferramentas práticas de conversação em prol do aprimoramento linguístico dinâmico da Libras, como segunda língua (L2) para ouvintes.

“Ao considerarmos que o Pralibras objetiva desenvolver a competência linguística, na Libras, dos sujeitos em situações reais discursivas, é imprescindível contar com nossos alunos para darmos vida e concretude ao nosso projeto”, reforça. 

O Pralibras programou encontros mensais através da plataforma digital do Meet e está aberto a todos os alunos matriculados no curso, independentemente de seu nível de conhecimento prévio. A estudante de Licenciatura em Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Libras do UniCV, Stefanie Maia, de Fortaleza (CE), será uma das participantes do projeto e está ansiosa pelos encontros. 

Aluna de Letras Stefanie Maia, de Fortaleza (CE)

Stefanie está prestes a concluir o terceiro ano do curso e já trabalha na área, é auxiliar pedagógica da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Para ela, a oportunidade de participar do Pralibras assume uma importância significativa na trajetória acadêmica.

“Eu acredito que os encontros irão proporcionar uma base essencial para o exercício da minha profissão, englobando não apenas aspectos linguísticos, mas  também questões fundamentais. Será uma experiência muito rica, pois iremos fazer um intercâmbio linguístico. E, como sabemos, toda língua possui variação regional, e com a libras não é diferente. Então, iremos fazer esse intercâmbio linguístico com a variação dos sinais com pessoas do Brasil inteiro. Um benefício que só a EaD do UniCV nos dá”, ressalta.

Os encontros mensais terão duração de uma hora e acontecerão no horário das 19h às 20h, seguindo a programação previamente agendada nos dias 28/09, 05/10,  19/10, 26/10, 02/11, 09/11, 16/11, 23/11, 30/11, 07/12, 14/12 e 21/12. 

Para participar, é preciso inscrever-se aqui: https://www.sympla.com.br/evento-online/projeto-pralibras/2163269