Saiba escolher e diferenciar os tipos de pós-graduação

Se você deseja ter uma carreira de sucesso, fazer uma pós-graduação é indispensável para o seu avanço profissional. Isso porque, hoje as empresas e instituições consideram que um colaborador com apenas o nível de graduação em seu currículo, está em um nível básico de uma longa trajetória. Por isso, fazer uma especialização é sim, uma decisão que vale a pena e que pode proporcionar  mais chances de evoluir na carreira, alcançar salários mais altos e ocupar posições de liderança.

Ter uma graduação não é mais um diferencial como já foi um dia. A facilidade de acesso ao Ensino Superior, seja presencial ou a distância, inflaram o mercado de trabalho com muitos profissionais graduados. Então, para crescer profissionalmente é preciso ter capacitação, com frequentes atualizações de conteúdo e experiência na área. É um círculo em que um depende do outro.

Dicas para escolher a pós-graduação certa

O profissional de destaque é aquele que está sempre antenado, em constante busca de conhecimento. Por isso, escolher uma pós-graduação que seja efetiva, valorize o currículo e ofereça ferramentas para uma atuação profissional de sucesso, é indispensável.

1. Responda duas perguntas

Aonde eu quero chegar e qual conhecimento preciso adquirir para isso? A partir das respostas elencadas, trace um plano e busque executá-lo.

2. Conheça o mercado de trabalho em que pretende atuar

Pesquise quais são os requisitos exigidos para a vaga ou cargo que você deseja ocupar. Você pode encontrar informações nas descrições das vagas disponíveis em sites e aplicativos direcionados, ou mesmo conversando com profissionais da área, recrutadores e empresários.

3. Busque saber como é na prática

Conheça o dia-a-dia dos profissionais que atuam na área pretendida, veja se o seu perfil se enquadra e, principalmente, se é algo que você tem interesse em trabalhar.

 

 

Diferença da pós Stricto ou Lato Sensu

A lato sensu é uma especialização mais rápida, como o próprio nome indica, “lato sensu” significa sentido amplo. Já a formação stricto sensu (sentido estrito) vai a um grau de análise bem mais aprofundado do tema.

Pós-graduação lato sensu 

Esta é voltada à aplicação prática no mercado de trabalho. Nesta categoria inclui as especializações e os MBAs (Master in Business Administration), que são voltados para a área administrativa.

Os cursos lato sensu são um dos formatos de uma especialização. O estudante deve ter finalizado a graduação para se matricular e para receber o título de especialista é preciso cumprir pelo menos 360 horas, que é a carga horária mínima para caracterizar um curso de pós-graduação lato sensu. Os cursos lato sensu não requerem autorização do Ministério da Educação (MEC) para funcionar. Basta que a faculdade tenha competência comprovada em determinada área para que o curso funcione.

Pós-graduação stricto sensu 

Ideal para quem quer seguir a carreira docente ou de pesquisador. São as especializações de Mestrado e Doutorado, que oferecem conteúdo e fundamentação teórica para atuar como professor universitário e pesquisador. A duração é mais longa, e com isso os temas são mais aprofundados.

Nesses há avaliação constante do MEC, que precisa autorizar o funcionamento do programa de pós-graduação para que o diploma tenha validade, que é realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC).

Outra dúvida recorrente sobre a modalidade stricto sensu é entender a diferença entre Mestrado e Doutorado. O título de mestre é voltado a estudantes que desejam seguir carreira acadêmica e, consequentemente, precisam ter conhecimentos aprofundados nas temáticas que desejam lecionar. Para receber o título, é preciso cumprir os créditos e defender uma dissertação sobre o tema.

O Doutorado é uma das etapas finais dos estudos, ao finalizar essa pós-graduação há apenas programas de pós-doutorado, que não têm título. No doutorado, o aluno/pesquisador precisa defender uma tese, ou seja, apresentar uma informação nova a respeito do tema de estudo escolhido.

Em síntese, no Mestrado o aluno defende uma dissertação, no Doutorado, uma tese. Ambos contam com o suporte de um professor orientador, que acompanha todo o processo de produção da dissertação ou da tese.

Informação importante

Outro ponto que deve ser levado em conta, é que cada faculdade possui uma linha de pesquisa direcionada. Veja nas disciplinas oferecidas, se elas trazem os conteúdos que atendem suas necessidades. Embora as grades curriculares sejam parecidas entre os mesmos cursos de instituições de ensino diferentes, algumas dão ênfase maior em alguns conceitos e teorias.

Analise as Instituições de Ensino Superior que são bem avaliadas pelo MEC e oferecem uma boa estrutura de suporte ao aluno e lembre-se que não basta apenas pensar no valor da mensalidade, mas sim nas ferramentas tecnológicas oferecidas, equipe docente, etc.

Espero que por meio desse texto você tenha solucionado suas dúvidas e te ajudado a encontrar a pós-graduação ideal para você. 

Se você gosta de saber mais sobre estudo, nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog.