Necropolítica e a população em situação de rua é um dos assuntos em pauta dentro da programação

População em situação de rua e movimentos sociais estão entre os temas a serem abordados
Banco de Imagem: Freepik

A primeira Semana de Serviço Social do Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) traz temas novos para o debate entre alunos, professores e profissionais da área. O evento começa nesta terça-feira (02) e se estende até quinta (04), com palestras, à noite, no auditório do campus universitário, também transmitidas para os estudantes de Educação a distância da IES de todo o Brasil.

A programação inclui temas mais recentes dentro das relações de poderes na sociedade. Uma das palestras, a ser ministrada por Júlia Fernanda Moroti Casini, assistente social do Tribunal de Justiça do Paraná, vai tratar sobre “A população em situação de rua e a necropolítica”.

O conceito de necropolítica tem sido utilizado cada vez mais no Brasil, sobretudo quando se refere a governos ou governantes e suas políticas públicas ou ausência delas.

Cunhada em 2003, pelo filósofo camaronês Achille Mbembe, a expressão refere-se ao poder de decidir quem vai viver e vai morrer, sendo um dos conceitos filosóficos mais usados nos últimos anos no debate público.

“A questão central da nossa semana acadêmica é a formação e o exercício profissional, e para pensar sobre ela e o papel do assistente social dentro das políticas públicas é que incluímos este e outros temas relevantes em nossa programação”, explica a coordenadora do curso de Serviço Social do UniCV, Suzie Keilla Viana da Silva.

Outros temas

A Semana será aberta nesta terça, às 19 horas, com a palestra presencial e on-line “A Formação e o Exercício Profissional”, a ser ministrada pela gerente da Proteção Básica da Prefeitura de Maringá, Valéria Cristina da Costa.

Amanhã, quarta-feira (03), às 19h, tem a palestra “População em situação de rua e necropolítica” e, na sequência, “A importância dos Movimentos Sociais”, tema este que será abordado pelo assistente social Rodrigo Doloval Assunção e Marli Brambila, ambas de forma on-line.

A programação encerra-se na quinta à noite, com a exposição dos temas: “A atuação do profissional de serviço social na segurança alimentar e nutricional, por Elcir Quintino; A qualidade de vida e o serviço social, por Andrea Alessandra Fernandes e “O Serviço Social e a Saúde Mental”, a ser tratado por Marina Hernandes Alves, todos assistentes sociais com especialização na área.