As atividades de extensão devem, envolver diretamente a comunidade externa, estar integradas ao currículo e vinculadas à formação do estudante, sendo pertinente à identidade do curso, ao perfil do egresso e em perfeita consonância com sua organização didático-pedagógica.
A extensão UniCV deve resgatar a dimensão social da educação e se consolidar como práxis social, permitindo ao estudante refletir, compreender, significar, projetar e transformar o mundo ao mesmo tempo que transforma a si mesmo. Nas atividades de Extensão, a relação estudante/professor, deve ser substituída pela relação estudante/professor/comunidade, onde o professor é somente mediador.
Desta forma, as atividades extensionistas no âmbito dos cursos do UniCV devem atuar na organização e consolidação de parcerias com a comunidade externa em concordância com as questões político-sociais e adotando os princípios e diretrizes propostos pela Política de Extensão do UniCV. Devem ainda, serem importantes instrumentos de propagação e divulgação dos conhecimentos adquiridos e resultantes das experiências adquiridas por meio de sua relação com a comunidade e em retorno a esta.
De modo geral, o UniCV se propõe a realizar sua integração com a sociedade por meio das seguintes ações de Extensão:
O debate sobre a Extensão Universitária teve seu início por volta da década de 1960 devido a variados movimentos culturais e políticos, principalmente ligados à recém organizada União Nacional dos Estudantes (UNE), onde possuiam uma forte articulação e atuação interprofissional em conjunto com o desejo de um forte compromisso social sobre as teorias e práticas da formação universitária.
Na década de 1980 o avanço e o desenvolvimento da institucionalização da extensão se fortalece e começa a ser compreendida como um processo que se articula com a Pesquisa e o Ensino e se relaciona com os novos movimentos sociais. Em 1987, a criação do Fórum Nacional de Pró- Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX) ampliou as discussões e propiciou a legalização das atividades extensionistas possibilitando que a comunidade acadêmica diretrizes e requisitos importantes para avançar com a concepção da Extensão e seu papel nas universidades brasileiras.
Já na década de 1990, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB – estabeleceu que uma das finalidades da Universidade Brasileira deveria ser estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade, bem como, promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.
A Extensão ganha um importante papel emancipador e traça suas vias para sua consolidação. O PNE 2014-2024 alicerça os constantes avanços e conquistas da discussão sobre a Extensão Universitária e, em 2018, a Câmara Nacional de Educação institui comissão para estudar e conceber o marco regulatório para a extensão na educação superior que resultou no Parecer CNE/CES 608/2018 (homologado pela Portaria MEC 1.350, de 14 de dezembro de 2018).
Cursos de extensão são oportunidades de formação e capacitação de curta duração. Além de trabalhar os conhecimentos específicos ou transversais de uma área de atuação, importante para o bom desempenho profissionais e humanístico, serve para complementar seu curso de graduação ou pós-graduação com conteúdo extracurriculares, atividades práticas, acadêmicas, culturais e outras.
Disponível em modalidades presencial e a distância (EAD), os cursos de extensão universitária podem ser realizados por qualquer pessoa, independentemente de possuir ou não vínculo com a faculdade que os oferta, e nem mesmo é exigido diploma de nível superior.
É importante lembrar que os cursos de extensão universitária não são considerados como uma pós- graduação, eles possuem uma duração menor e são focados no aperfeiçoamento, especialização e aquisição de conhecimento em novas áreas de formação. Ofertados em curta duração, em média 3 meses, os cursos de extensão oferecem certificado emitidos por uma faculdade, com validade em todo o Brasil e até mesmo no exterior.
O UniCV sempre esteve comprometido com a Extensão na concepção e filosofia de seus cursos de graduação e no fortalecimento de sua função social como Instituição de Ensino Superior. Conectado com as constantes mudanças e novas exigências sociais e do mundo do trabalho, traça uma meta e fundamenta suas discussões e procedimentos acadêmicos e administrativos sempre atualizados e em consonância com os recentes avanços e conquistas da Extensão Brasileira.
Nos últimos anos, o UniCV progressivamente vem compreendendo e criando condições para se adequar a legislação em suas práticas e serviços acadêmicos. Para o UniCV, a Extensão é o eixo institucional que se comunica com a sociedade por meio da promoção de projetos, programas e atividades que dialoguem com a realidade social e nela atuem para contribuir diretamente para o fortalecimento do compromisso social e para o debate de políticas públicas efetivas e, assim, articulada com o Ensino e a Iniciação Científica, cumpra plenamente a função social na sociedade em que está inserido.
Neste sentido, a Extensão no UniCV, se integra à matriz curricular em âmbitos pedagógico e científico, estabelece diálogo com outras formas de leitura e compreensão da realidade, promove a integração com outras instituições e setores da sociedade e fortalece o processo de democratização do conhecimento acadêmico e os mecanismos de integração entre os saberes acadêmico e popular, por meio da geração de conhecimento se efetive no confronto com a realidade e com permanente interação entre teoria e prática.
Os cursos de extensão garantem um diferencial no currículo. O profissional se destaca nos processos seletivos para uma vaga de emprego, por se mostrar mais qualificado e interessado em buscar novos conhecimentos.
Esses cursos proporcionam oportunidades para conhecer profissionais de diversas áreas, que podem render parcerias de trabalho e até mesmo indicações para vagas de emprego, além de ajudar na preparação para a atuação em diversas áreas da carreira de formação do estudante, aperfeiçoando competências e ajudando no desenvolvimento de novas habilidades. Por isso, eles são indicados para quem deseja crescer na carreira ou mudar o foco da sua atuação dentro de uma mesma empresa.