Objetivo dos debates é preparar os profissionais para a solução dos conflitos oriundos de um novo momento histórico vivido hoje pela sociedade

A V Semana Jurídica do UniCV acontece de 4 a 6 de outubro e vai tratar os novos temas do Direito sob a ótica de especialistas de diferentes áreas. Análise político-econômica e jurídica da invasão na Ucrânia, violência doméstica e crimes na internet estão entre os assuntos em pauta.

O evento tem por objetivo preparar os profissionais da área para a solução dos conflitos oriundos de um novo momento histórico vivido pela sociedade, em que os conceitos jurídicos necessitam ser constantemente repensados. “Nosso evento traz temas muito atuais e permitirá um aprendizado que vai além dos conteúdos de sala de aula”, diz a coordenadora, professora Priscila Armelin.

Discussões

A programação da Semana Jurídica será aberta no dia 4, terça-feira, às 8 horas, na sede da OAB-Maringá, quando acontece a palestra “Ata notarial como meio de prova nos crimes de violência contra a mulher”. O tema será abordado pela tabeliã no 1º Tabelionato de Notas da Comarca de Cianorte, Ana Paula Braga Bornia.

À noite, no dia 4, com transmissão pelo Canal do UniCV no Youtube, Alexandre Zaporoszenko Cavazzani, graduado em Relações Internacionais na Ucrânia e em Direito pela UEM, tendo atuado como analista político na Embaixada do Brasil em Kiev, Ucrânia, apresenta uma análise político-econômica e jurídica à luz do cenário internacional e da União Europeia sobre a invasão naquele País.

Ainda na sequência, fala sobre “A necessidade de um Direito Penal Informático” o professor e advogado criminalista Spencer Toth Sydow, doutor e mestre em Direito pela USP, autor dos livros “Curso de Direito Penal Informático”, presidente do Conselho Estadual de Direito Digital da OAB-SP e Conselheiro Suplente do Comitê Gestor da Internet Brasileira.

Continuidade

No dia 5, quarta-feira, a programação segue pela manhã na OAB. O presidente da entidade, Eder Fabrilo Rosa, vai discorrer sobre a OAB e sua importância na sociedade e na advocacia. Logo em seguida, o juiz de direito do Juizado de Violência doméstica e familiar contra a mulher e Vara de crimes contra crianças, adolescentes e idosos de Maringá, Jaime Souza Pinto Sampaio e a secretária da Mulher de Maringá, Terezinha Pereira, se reúnem para debater o “O processamento da violência doméstica sob diferentes óticas”.

O evento continua com palestras no auditório Dona Guilhermina, na quarta-feira à noite, a partir das 19 horas. Nesta ocasião, o professor da Escola de Magistratura e juiz aposentado do Tribunal de Justiça do Paraná, Dr. Clayton Reis, discorre sobre “Direito à privacidade – uma tutela fundamental”, seguido pelo professor da UFPR, advogado, conferencista e escritor, Dr. Eduardo de Oliveira Leite, que falará sobre “Responsabilidade civil e abandono afetivo”.

A V Semana Jurídica termina no dia 6 de setembro, quinta-feira, com a realização dos Jogos Jurídicos do UniCV.

O evento tem patrocínio do Curso Supera, Curso Jurídico, Damásio Educacional, Editora Thoth, Minds School, Maringá Park, Cineflix, Gregory Maringá, Karsten, Restaurante Cologny, Bolo da Madre e Mel Lenços.