Estudantes e professores do UniCV debatem a efetividade da educação inclusiva nas escolas
Estudantes e professores de Pedagogia e Psicomotricidade e Ludicidade na Educação Infantil do UniCV se reuniram nesta quarta-feira (03) em uma roda de conversa para debater a inclusão nas escolas. O encontro contou com palestra da terapeuta ocupacional Letícia Abreu, convidada a abordar o tema “Para Além dos Diagnósticos: A Efetividade da Educação Inclusiva”.
Conforme a professora Débora Francischini Boian, coordenadora do projeto, o objetivo foi incentivar reflexões e debates acerca da educação inclusiva, superando a ênfase nos diagnósticos, a fim de ressaltar a relevância do trabalho pedagógico para o desenvolvimento integral das crianças, por meio de práticas mais inclusivas e igualitárias.
A palestrante observou que há dificuldades nas escolas de adaptar as atividades curriculares para as crianças neurodivergentes. Nesse sentido, ela buscou apresentar aos participantes a importância de entender sobre outros aspectos do desenvolvimento infantil, a fim de que se possa refletir e pensar em ações que possam efetivamente acolher e promover o desenvolvimento das crianças com algum tipo de deficiência.
Durante a roda de conversa, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e pensar nas melhores práticas e recursos que possam contribuir para atender às necessidades individuais dos alunos.
“Ao promover reflexões e debates significativos, o evento teve como propósito fortalecer o compromisso com uma educação que valorize a diversidade, a equidade e o respeito pelos direitos de todos os alunos com deficiências”, enfatizou Débora Boian.
Já a coordenadora dos cursos de Pedagogia e Psicomotricidade e Ludicidade, Daniella Alvarenga, comentou que o momento foi inspirador e se integrou aos propósitos de uma formação mais humanizada defendida pela instituição.