Profissão que está para ser regulamentada no Congresso Nacional vai exigir formação superior

A acupuntura é uma das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), implementadas no Brasil pelo Ministério da Saúde (Imagem: Freepik)

O projeto que se encontra no Senado Federal e irá regulamentar o exercício profissional da Acupuntura no Brasil irá exigir dos novos profissionais a formação superior. Adiantando-se às exigências que virão, o Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) lançou um dos primeiros cursos de bacharelado em Acupuntura do Brasil, oferecendo a formação a partir de  2023.

Conforme a coordenadora do curso, a doutora em Fisioterapia Fernanda Buiatti Araújo, além de um conhecimento mais amplo e aprofundado na área, o bacharelado garantirá o acesso à educação continuada em nível de mestrado e doutorado. “Além disso, esse será o formato adotado quando a acupuntura for reconhecida como profissão no Brasil”, informa.

O Projeto de Lei 1549/2003, que disciplina o exercício profissional de Acupuntura no País, foi aprovado por várias comissões no Congresso Nacional e atualmente encontra-se para votação no Senado Federal.

Formação tripla

Além do bacharelado em Acupuntura, o projeto do UniCV permite que o profissional se qualifique também em massoterapia e terapias naturais. Isso porque a formação será ministrada em módulos, começando nos dois primeiros anos com Massoterapia, o terceiro ano com Terapias Naturais e o quarto com Acupuntura. Aqueles que desejarem apenas as duas primeiras formações, receberão diploma de tecnólogos na área específica.

A formação nas três áreas inclui diversas técnicas que fazem parte das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que foram implementadas pelo Ministério da Saúde no Brasil. As PICS contribuem com a visão ampliada do processo saúde/doença e da promoção do cuidado humano, especialmente do autocuidado. O indivíduo é visto como um todo, considerando-o em seus vários aspectos: físico, psíquico, emocional e social.

“O uso das PICS tem crescido de forma global, mesmo em países desenvolvidos, onde a medicina não convencional tem se estabelecido nos sistemas de saúde, como os Estados Unidos e muitos países europeus. Os dois sistemas de cuidado, a Medicina Tradicional e Complementar e a medicina ocidental, não precisam se confrontar. Esses sistemas podem se completar em uma harmonia benéfica, usando os melhores recursos que cada um oferece”, comenta Fernanda Araújo.

Metodologia Híbrida

Os cursos de Acupuntura, Massoterapia e Terapia Natural são oferecidos na modalidade EAD (Educação a Distância), com metodologia Híbrida, o que significa que terão aulas pelo sistema virtual e prática no formato presencial.

Mais informações aqui.

Saiba mais em:

https://www.cbnmaringa.com.br/noticia/acupuntura-podera-ser-profissao-regulamentada-e-ja-surgem-cursos-de-graduacao