Física
INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
Formar professores preparados, criativos e inspiradores é o grande propósito do UniCV. O curso de Licenciatura em Física oferece uma formação completa em pedagogia e didática, aliada a uma sólida base científica, preparando profissionais qualificados para ensinar com excelência e despertar o interesse pela ciência.
Durante o curso, o acadêmico aprofunda-se nos princípios e leis fundamentais da Física, desenvolvendo pensamento crítico, raciocínio lógico e capacidade analítica — competências essenciais para a sala de aula e para diversas áreas do conhecimento.
Mais do que compreender fórmulas, o futuro professor aprende a tornar a Física acessível, interessante e relevante, conectando teoria e prática para formar cidadãos curiosos, críticos e bem informados.
Inspire o interesse pela ciência, transforme o aprendizado e diferencie-se com o UniCV!
MERCADO DE TRABALHO
-
O profissional pode atuar como professor na Educação Básica e no Ensino Médio ou seguir carreira acadêmica em universidades e centros de pesquisa. Além da docência, há espaço crescente em áreas como divulgação científica, produção de conteúdo educacional, consultoria tecnológica e desenvolvimento de projetos interdisciplinares voltados à inovação e sustentabilidade. >
-
O licenciado em Física também encontra oportunidades em instituições públicas, empresas privadas e organizações voltadas à educação científica, contribuindo para formar novas gerações de pensadores críticos e solucionadores de problemas. >
METODOLOGIA EAD
-
No ensino a distância a construção do conhecimento é baseada na autonomia do aluno e o objetivo é dar flexibilidade à sua rotina. >
-
Os professores compartilham o conteúdo e adaptam as melhores práticas e ferramentas para que possam transmitir os conhecimentos essenciais para uma prática profissional atualizada e de destaque no mercado. >
-
Ao longo da trajetória de estudos o aluno terá acesso a materiais de apoio, vídeos, indicações de livros e textos para complementar as informações e aperfeiçoar os conteúdos apresentados, além de técnicas específicas desenvolvidas para cada disciplina e curso. >
PÚBLICO-ALVO
-
O público-alvo da licenciatura em Física, que é um curso de graduação destinado a formar professores de Física para o ensino médio e fundamental, geralmente inclui: >
-
– Estudantes apaixonados por Física: Indivíduos interessados e entusiasmados pela física como disciplina e que desejam compartilhar seu entusiasmo com outros. >
-
– Futuros educadores: Pessoas que têm um desejo genuíno de se tornarem professores de Física e contribuir para a educação científica de jovens. >
-
– Boa base em Matemática e Ciências: Geralmente, os candidatos à licenciatura em Física devem ter uma sólida compreensão de matemática e ciências, uma vez que a física envolve muitos conceitos matemáticos e princípios científicos. >
-
– Comunicadores eficazes: A capacidade de explicar conceitos complexos de forma clara e eficaz é importante para futuros professores de Física. >
-
– Interesse em educação: Os estudantes que desejam aprender sobre teorias e práticas de ensino e pedagogia, além de aprofundar seus conhecimentos em Física. >
-
– Paciência e empatia: Professores de Física precisam ser pacientes e empáticos com os alunos, auxiliando-os no processo de aprendizado. >
-
– Compromisso com a educação: Comprometimento em contribuir para a formação acadêmica e pessoal dos alunos, estimulando o pensamento crítico e o interesse pela ciência. >
-
– Capacidade de adaptação: A educação está em constante evolução, e os professores de Física precisam se adaptar às mudanças no currículo e nas abordagens pedagógicas. >
MATRIZ CURRICULAR
-
AAC – ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES >
-
ÁLGEBRA LINEAR >
-
ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO >
-
ASTRONOMIA >
-
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS I >
-
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS II >
-
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS III >
-
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS IV >
-
BIOFÍSICA E BIOQUÍMICA >
-
CÁLCULO I >
-
CÁLCULO II >
-
DIDÁTICA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO >
-
EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS >
-
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA >
-
ELETROMAGNETISMO >
-
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I – PARTE A (PRÉ-REQUISITO PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I – PARTE B) >
-
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I – PARTE B >
-
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II – PARTE A (PRÉ-REQUISITO PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II – PARTE B) >
-
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II – PARTE B >
-
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III – PARTE A (PRÉ-REQUISITO PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III – PARTE B) >
-
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III – PARTE B >
-
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV – PARTE A (PRÉ-REQUISITO PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV – PARTE B) >
-
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV – PARTE B >
-
ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE >
-
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL >
-
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL: CINEMÁTICA E DINÂMICA >
-
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL: ELETROMAGNETISMO E TERMODINÂMICA >
-
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL: ONDAS E ÓTICA >
-
FÍSICA MODERNA I >
-
FÍSICA MODERNA II >
-
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO >
-
GENÊRO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO >
-
GEOMETRIA ANALÍTICA >
-
HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA, AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA >
-
LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS >
-
MATEMÁTICA ELEMENTAR >
-
MECÂNICA CLÁSSICA >
-
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO >
-
METODOLOGIA DO ENSINO DE FÍSICA >
-
PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA (PRÉ-REQUISITO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) >
-
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA >
-
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO >
-
TERMODINÂMICA >
-
DISCIPLINAS OPTATIVAS: >
-
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM >
-
DISCIPLINA INTERNACIONAL >
-
FUNDAMENTOS DA FÍSICA E DA MATEMÁTICA >
-
RACIOCÍNIO LÓGICO >
-
A matriz apresentada encontra-se em ordem alfabética. As disciplinas previstas nos respectivos períodos de acordo com a Matriz Curricular serão definidas pela coordenação, ou seja, considerando a edição das Diretrizes Curriculares, emanadas do Conselho Nacional de Educação e poderá realizar adequações pertinentes na matriz curricular do curso. >
COORDENADOR(A)
Tags
- Acadêmicos e profissionais com conhecimentos em física, habilidades pedagógicas e competências gerais para o exercício
- da profissão, que queiram disseminar o saber científico em diferentes instâncias sociais, seja por meio da atuação no
- ensino escolar formal ou de novas formas de educação.