O câncer de mama é o mais incidente em mulheres em todas as regiões do Brasil. No ano de 2020 foram estimados mais de 66 mil casos novos, o que resulta numa taxa de incidência de 43,74%. O câncer de mama é um assunto importantíssimo que deve ser constantemente combatido, ainda mais por ser evitável. Esse combate se dá por meio de exames, mas principalmente com educação. Devemos sempre debater sobre o câncer de mama, contar histórias, compartilhar relatos sempre que possível e em qualquer ambiente, como por exemplo o refeitório da UniFCV, que foi palco de uma palestra sobre o câncer de mama nos dias 28 e 29, na qual nossas colaboradoras ouviram os relatos de 3 guerreiras que enfrentaram essa doença e saíram vitoriosas.
O evento não foi fácil, em vários momentos era possível sentir o peso na fala das palestrantes e notar algumas lágrimas tímidas escondidas nos cantos dos olhos de colaboradoras, porém sem menos, a mensagem é dura pois é real, assim como o perigo. Após várias perguntas e algumas histórias compartilhadas…
Para a designer gráfica da UniFCV, Daiany Parpinelli, a palestra foi um choque de realidade, que a ajudou a ficar mais atenta: “Eu abri o olho para a realidade de que eu preciso me atentar mais a esse problema, me cuidar mais, não só no sentido do câncer, mas da minha vida mesmo, cuidar da minha alimentação, do meu estilo de vida para que futuramente eu não me depare com esse tipo de problema, então eu saí num estado de alerta, pois é mais comum do que parece”.
Uma das palestrantes foi a nossa gestora do setor de marketing, Elaine Junqueira, que destacou a felicidade em compartilhar sua história para conscientizar outras pessoas: “Gestora do setor de marketing, Elaine Junqueira, “Foi muito gratificante para mim poder compartilhar a minha experiência com todas elas e poder dar o meu testemunho de como fez diferença no meu tratamento e na minha vida a descoberta precoce do câncer de mama”.
Outra colaboradora que pegou o microfone foi a secretária, Francielle Cruz, que ressaltou a importância no debate sobre o câncer de mama: “É muito importante poder falar sobre esse tema, fico extremamente feliz em contar um pouco desse processo, que é muito difícil, mas ao mesmo tempo de muito aprendizado. Precisamos falar mais abertamente a respeito, desmistificar o câncer, nos munir de informação. Agradeço a oportunidade e o espaço que a UniFCV nos deu para falar sobre isso e alertar as mulheres. Priorizar a saúde é essencial para vivermos melhor”.