Evento acontece no sistema online e reúne alunos de todo o Brasil matriculados no curso pela modalidade de Educação a Distância; violência contra as mulheres, crianças, adolescentes e idosos está no centro das discussões

Com o objetivo de promover uma reflexão sobre a violência que atinge mulheres, idosos, crianças e adolescentes no Brasil, dentro do contexto da violência que se encontra estruturada na sociedade brasileira, e explorar as formas pelas quais os assistentes sociais podem enfrentar o desafio de conter o problema em diferentes campos de atuação, foi dado início nesta terça-feira (15) à segunda edição da Semana de Serviço Social do UniCV.

Profa. Maria Cristina e Diego Augusto, palestrante
Diego Augusto: “devemos fazer defesa intransigente dos direitos humanos”

O evento acontece online e reúne estudantes de Serviço Social de todo o Brasil matriculados na modalidade de Educação  Distância, além de professores e especialistas da área. A programação segue até quinta-feira, dia 17, colocando em pauta os seguintes temas: As redes de atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência e as interfaces com o trabalho do(a) assistente social; Processos de envelhecimento, a pessoa idosa e as expressões da violência; e a Violência contra mulheres e o exercício profissional do assistente social nos centros de atendimento.

Na abertura, a professora Maria Cristina Gabriel, assistente social e historiadora, destacou a importância desse debate para a formação dos futuros profissionais de assistência social. Ela enfatizou o aumento das denúncias de violência contra esses grupos e a necessidade de aplicar efetivamente as leis de proteção existentes.

O reitor José Carlos Barbieri deu as boas-vindas, realçando a relevância de explorar e compartilhar conhecimentos para a transformação social. Alex Alves, diretor acadêmico, enfatizou a educação como ferramenta contra a violência, enquanto a coordenadora do curso, Suzie Keila, destacou a importância da reflexão teórico-prática para aprimorar os serviços de assistência.

O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Diego Augusto Rivas dos Santos, especialista em atendimento a crianças vítimas de violência, discorreu sobre a violência estrutural presente na sociedade, abordando a violência contra crianças e adolescentes. Ele ressaltou os avanços desde o Estatuto da Criança e do Adolescente, porém apontou desafios na efetivação dos direitos preconizados. Ele abordou diversos tipos de violência, destacando que muitas ocorrem no ambiente familiar ou por conhecidos.

Em 2021, mais de 100 mil denúncias de violações de Direitos Humanos foram registradas, incluindo 18.681 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Santos citou os onze mandamentos do assistente social, ressaltando a defesa intransigente dos direitos humanos.

Ele assinalou que o assistente social não pode ignorar injustiças sociais ou violência, visto que lidam com vidas. “A omissão perante a violência pode ter consequências desastrosas ao longo da vida”, disse o especialista. Santos destacou a natureza traumática da violência na infância e adolescência, enfatizando a “necessária intervenção dos assistentes sociais sempre na tentativa de interromper esse ciclo”.

A Semana de Serviço Social prossegue nesta quarta e quinta-feira, dias 16 e 17 de agosto, a partir das 19 horas, com transmissão pelo canal do UniCV no Youtube. Hoje (16), fala sobre a violência contra a pessoa idosa, Thainá Marieli Silva Andrade, assistente social pós-graduada em Gestão do Sistema Único de Assistência Social; amanhã (17), o tema é a violência contra as mulheres, a ser abordada por Andrea Alessandra Fernandes, assistente social do Sesc Maringá, pós-graduada em violência doméstica, gerontologia e políticas públicas.