Palestra trará visão abrangente das práticas adotadas por um dos melhores sistemas educacionais do mundo

O UniCV recebe nesta quarta-feira, 9 de agosto, o renomado professor Munetaka Ganaha, do Japão, para proferir uma palestra intitulada “O Sistema Educacional do Japão: Educação Básica e Formação de Professores”. A apresentação visa trazer esclarecimentos para alunos matriculados no curso de Pedagogia acerca de estratégias e práticas adotadas por um dos melhores sistemas educacionais do mundo.

Munetaka Ganaha possui mais de duas décadas de experiência docente; atualmente é professor na Escola de Pós-Graduação da Universidade de San Ignacio de Loyola, no Peru, e professor visitante na Universidade Meio em Okinawa, no Japão

O tema escolhido, “O Sistema Educacional do Japão: Educação Básica e Formação de Professores”, enfatiza a importância de compreender a abordagem educacional de um país renomado pelo seu sistema excepcional. A palestra tem como objetivo facilitar a compreensão abrangente da estrutura e características do sistema educacional japonês, com foco especial na educação básica e na formação de educadores.

“A abordagem educacional internacionalmente aclamada do Japão contribuiu grandemente para o seu desenvolvimento e progresso ao longo dos anos. Com indicadores educacionais consistentemente elevados, explorar as metodologias, políticas e práticas empregadas pelo país serve como fonte de inspiração para possíveis projetos educacionais”, diz a coordenadora de Pedagogia, Elaine Rodrigues

Munetaka Ganaha possui mais de 35 anos de expertise profissional, tendo ocupado cargos renomados como Diretor de Gerenciamento de Risco de Sistemas na Mizuho Securities em Tóquio, Vice-Presidente de Auditoria Interna no JPMorgan e Goldman Sachs em Tóquio, e Vice-Presidente Assistente de Segurança de Sistemas de Informação e Planejamento de Continuidade de Negócios no Citibank, N.A. em Tóquio. Atualmente, é professor visitante na Universidade Meio em Okinawa e membro do corpo docente da Escola de Pós-Graduação da Universidade de San Ignacio de Loyola. O professor Ganaha possui mais de duas décadas de experiência docente e atua também como Consultor Sênior do Programa de Assistência Financeira Não Reembolsável para Projetos Comunitários de Segurança Humana (APC) na Embaixada do Japão no Peru.

A palestra que ministrará tem como objetivo proporcionar uma visão abrangente do sistema educacional do Japão, destacando aspectos essenciais, como currículo, estrutura organizacional escolar, ênfase na formação de professores e o papel valorizado dos educadores na sociedade japonesa.

A palestra acontecerá no Auditório Euro e é direcionada aos alunos do 1º ao 8º semestre do curso de Pedagogia. A exposição do professor terá duração de 60 minutos e em seguida haverá um tempo para perguntas e respostas, oportunidade única para que futuros docentes preparados pelo UniCV possam interagir com as percepções do Professor Ganaha.