Durante o estudo que durou quatro meses, os alunos encontraram várias formas de dar destinação ecologicamente correta aos resíduos, atualmente coletados por uma empresa certificada na gestão de lixo
Alunos do projeto ao lado de professores e gestores da empresa durante visita ao Crematório Angelus para estudo de campo

No próximo dia 4 de julho, os alunos do projeto de extensão “Inovação e Sustentabilidade Prever”, do UniCV, apresentarão os resultados de seu trabalho e as soluções criadas para oferecer uma destinação ecologicamente correta às coroas de flores usadas pelo Prever em cerimônias funerárias. O estudo, que durou quatro meses, buscou formas mais adequadas de tratar esse material, atualmente coletado por uma empresa certificada na gestão de resíduos.

Com base no Crematório Angelus, onde cerca de 8 toneladas de folhas, flores, espuma e madeira das coroas são descartadas anualmente, os alunos se empenharam em encontrar soluções viáveis ecológica e economicamente. Atualmente, uma empresa especializada coleta esses materiais e dá a destinação correta, seguindo normas ambientais. No entanto, o gestor do Crematório, Cezar Przybysz, insatisfeito com a falta de um tratamento mais sustentável e os custos envolvidos no descarte, buscou a ajuda do Smart Space do UniCV, um espaço de inovação e empreendedorismo, para desenvolver uma solução.

O trabalho

Sob a orientação do professor Renan Araújo de Azevedo, estudantes de Administração e Gestão Ambiental iniciaram as pesquisas em março, visitando o Crematório Angelus e familiarizando-se com a realidade do problema. A partir daí eles trabalharam para conceber soluções ecológicas e economicamente viáveis. Os resultados serão apresentados aos gestores da empresa na terça-feira à noite, no Smart Space, localizado no campus universitário, e a melhor solução será premiada. Przybysz expressou o desejo da empresa de adotar a proposta dos estudantes e disse esperar que ajudem nos processos internos da organização.

O professor Renan de Azevedo elogiou a qualidade dos projetos dos alunos, destacando sua inovação e importância no contexto atual, em que a sustentabilidade, a reciclagem e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU são temas relevantes. Ele ressaltou que nenhuma proposta é excessivamente complexa ou custosa, e todas as equipes apresentaram ideias escaláveis dentro das possibilidades financeiras da empresa. As propostas serão apresentadas aos gestores na terça-feira, que terão a oportunidade de escolher a solução mais adequada.

Propostas

O projeto de extensão tem a participação de quinze estudantes, divididos em equipes de duas ou três pessoas, e as ideias a serem apresentadas na próxima terça são diversas. Entre as soluções inovadoras estão, por exemplo, a proposta criada pelas estudantes Luana Caroline da Silva e Marcela Sayuri Mizuta, do sétimo semestre de Administração. Elas pensam em um projeto social com a criação de vasinhos biodegradáveis para mudas de plantas, utilizando a trituração das flores e folhas combinadas com água. “Esse produto, de baixo custo e resistente, poderia ser fabricado por entidades e ONGs que trabalham com terapia ocupacional”, explicam as estudantes, que também testaram a criação de outros itens, como porta-copos, utilizando a mesma massa.

Já os estudantes Felipe Giovanne Luppi Novaes e João Marcelo Seleguin, também de Administração, vão sugerir aproveitar a coroa por completo, triturando todas as partes (folhas, flores, madeira e espuma), combinando-as com outros elementos para criar uma chapa de compensado orgânico. “Essa chapa poderia ser utilizada como tapume, em móveis de baixo custo e em várias outras aplicações. Dessa forma, o Prever eliminaria os custos do descarte e ainda lucraria com a venda das chapas. A produção poderia ser feita pela própria empresa ou em parceria com outra interessada. Durante nossas pesquisas, encontramos projetos semelhantes com resíduos orgânicos, o que comprova

Soluções inovadoras

Para a coordenadora do Smart Space, Camila Chirnev, as propostas demonstram o comprometimento da instituição e estudantes do UniCV em encontrar soluções sustentáveis e economicamente viáveis para problemas existentes na cidade. “As ideias apresentadas envolvem o reaproveitamento dos materiais das coroas de forma inovadora, contribuindo para a preservação do meio ambiente e promovendo a conscientização sobre a importância da sustentabilidade. Agora, resta aguardar a apresentação das propostas aos gestores da empresa na próxima terça-feira, quando será escolhida a melhor solução para colocar em prática”, sintetizou.

Apresentação das propostas: 04/07 (terça-feira)

Local: Smart Space – campus universitário