Maior evento educacional do noroeste do Estado do Paraná, congresso reuniu figuras renomadas dos campos da educação e psicologia

O XXVI Congresso de Educação e Cidadania, promovido pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Noroeste do Paraná (Sinepe-NOPR), recebeu o apoio institucional do Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) para se concretizar nos dias 25 e 26 de agosto, na cidade de Maringá.

Como o maior evento educacional do noroeste do Estado do Paraná, o Congresso de Educação e Cidadania tem desempenhado um papel central para o aperfeiçoamento de pessoas, que direta ou indiretamente atuam no campo da educação. O objetivo principal deste congresso é ser um catalisador para o progresso da educação e os profissionais da área.

Nesta vigésima sexta edição, o congresso teve lugar no Ginásio do Colégio Objetivo de Maringá, propiciando um ambiente de enriquecimento profissional e networking. O evento contou com uma série de atividades enriquecedoras, incluindo palestras, apresentações artísticas, oficinas práticas e estandes de empresas e instituições vinculadas à área educacional.

 

A programação esteve repleta de figuras renomadas no campo da educação e psicologia. No dia 25 de agosto, o reitor do UniCV, professor José Carlos Barbieri, vice-presidente do Sinepe-NOPR, fez a abertura oficial do evento, que foi seguida por uma palestra do renomado filósofo e educador Mário Sérgio Cortella, trazendo valiosas reflexões ao tema central do congresso: “Educação Inovadora: Desafiando Paradigmas e Construindo o Futuro”.

No segundo dia, as atividades começaram com uma saudação de boas-vindas conduzida por Léo Fraiman, que trouxe sua experiência como psicoterapeuta e especialista em psicologia educacional. Seguindo a agenda, André Luiz Brandão Sala, fundador da Robomind Educacional, apresentou uma palestra sobre soluções educacionais inovadoras, refletindo sua trajetória no ensino de lógica de programação e robótica educacional.

A programação matinal do dia 26 também incluiu uma palestra de Cláudia Costin, presidente do Instituto Singularidades, renomada por sua experiência na formação de professores e nas políticas educacionais. Posteriormente, houve sessões de oficinas envolvendo temas variados, desde inclusão na prática até tecnologias educacionais, robótica, educação emocional, jogos na educação infantil, entre outros.

O ponto alto do evento foi a palestra de encerramento conduzida por Marcos Piangers, autor do best-seller O Papai é Pop. Renomado por suas palestras acerca da paternidade e sua relação com a educação, ele falou sobre “A Escola do Futuro”, destacando que é papel do educador cada vez mais, na era digital em que tudo se encontra à mão dos estudantes, exercitar perguntas e, também, exercer com afeto a profissão. Segundo Piangers, a “escola não é a sala de aula, a parede ou o quadro negro, mas as pessoas”.

O XXVI Congresso de Educação e Cidadania, apoiado pelo UniCV, representou uma oportunidade ímpar para educadores, profissionais da psicologia e todos os envolvidos na educação explorarem novas ideias, compartilharem conhecimento e estabelecerem conexões na área.