Parceria visa levar novas ações aos adolescentes e jovens do município atendidos pela entidade social, atuante há 33 anos na cidade

Da dir. p/ a esq.: O reitor José Carlos Barbieri, o vice-reitor Hamilton Luiz Fávero e o presidente da entidade, padre Décio Valdevino Marques

O Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) firmou convênio hoje de manhã (01/07) com o Promec, centro assistencial que oferece proteção a menores de Sarandi. O convênio foi assinado entre o reitor José Carlos Barbieri, o vice-reitor Hamilton Luiz Fávero e o presidente da entidade, padre Décio Valdevino Marques, na sede da instituição.

O Promec atua em Sarandi há 33 anos e atende crianças, adolescentes e jovens do município, por meio de diversos projetos culturais, esportivos, de aprendizagem e promoção da cidadania. Cerca de 300 jovens, com idade entre 15 e 22 incompletos, são assistidos atualmente. Os menores recebem, também, preparação para o mercado de trabalho e ingresso no primeiro emprego, informou a gerente Mariuza Bueno Sandano.

O convênio guarda-chuva assinado com a UniCV levará os serviços de extensão universitária a diversas áreas, ampliando as possibilidades de assistência aos menores atendidos no Programa. Estão envolvidos inicialmente os cursos de Nutrição, Psicologia, Direito e Informática, que passam a atuar imediatamente com assistência em suas áreas.

Mas gradativamente, segundo explicou a diretora de Ensino e Extensão, professora Luzia Yamashita Deliberador, todos os cursos da instituição passarão a integrar o projeto. “Principalmente porque, a partir do ano que vem, torna-se obrigatório para todos os cursos o cumprimento de 10% de carga horária de extensão universitária”, completou.

Segundo Pe. Décio, 40% da população de Sarandi é formada por jovens e é necessário pensar em espaços para a construção da cidadania. “Acredito que essa parceria com a UniCV vai dar oportunidade de ampliar o trabalho social para a juventude do município”, afirmou.

O presidente da entidade disse, ainda, estar otimista quanto à possibilidade de oferecer aos jovens uma qualificação profissional mais direcionada às necessidades atuais do mercado de trabalho.

A intenção é que os serviços sejam estendidos futuramente, também, aos familiares dos menores.

O Promec

Fundado em 1989, por iniciativa da irmã Maria Antônia, com a finalidade de atender crianças, adolescentes e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social do município de Sarandi, o Promec passou a ser gerido por padres da região pastoral de Sarandi, em 2010, tendo como presidente atual o padre Décio Valdevino Marques. O Programa busca assegurar aos jovens os seus direitos como cidadãos e contribuir com uma sociedade justa, digna e solidária. A entidade é mantida com recursos de programas sociais do Estado e do município e doações da sociedade.