Aproximadamente cem gestores de RH estiveram reunidos nesta quarta (15) de manhã, no UniCV, participando do Conexão RH, evento realizado com o objetivo de promover a aproximação da instituição com o mercado, ao mesmo tempo em que se coloca em pauta temas importantes que permeiam as práticas de Recursos Humanos nas organizações.

Já tradicional, o evento tratou nesta edição sobre a inclusão nas empresas.  O “RH inclusivo” foi o tema debatido em uma mesa-redonda com a participação de gestores da Santa Casa de Maringá, instituição hospitalar considerada modelo nesse quesito.

Esteve presente para fazer a abertura do encontro, a diretora de Pós-Graduação e Pesquisa, Marcela Bortotti, juntamente com a coordenadora da Central de Carreiras, Letícia Alves, responsáveis pela organização.

A analista de Desenvolvimento Humano Organizacional da Santa Casa, Gabriela Barreto, conduziu a mesa-redonda, ao lado de Carla Rodrigues Martins Melo e Luís Adriano de Aguiar, também da unidade hospitalar. Eles chamaram a atenção para o compromisso e cuidado que as empresas devem ter ao inserir em seus processos pessoas com deficiência (PCD).

Para Gabriela, enquanto não se perceber que PCD não é um número, ou simplesmente uma cota que as empresas são obrigadas a cumprir por lei, nada adianta para que essas pessoas se sentiam de fato incluídas no ambiente organizacional.

“Elas precisam sentir que podem crescer e se desenvolver dentro da empresa. Isso é que faz a diferença. Não simplesmente ocuparem um espaço porque a lei obriga. Essa é a verdadeira inclusão”, afirmou Gabriela, ao falar dos projetos da unidade hospitalar que buscam dar um tratamento igualitário a todos os colaboradores.

O Conexão RH é uma promoção da Central de Carreiras do UniCV. Para a coordenadora Letícia Alves, o evento atingiu plenamente os objetivos. “Ficamos muito satisfeitos em ter aqui a presença de tantos gestores de RH de nossa região. A participação foi acima de outros anos e nos surpreendeu. Esperamos assim estar levando a nossa contribuição para debates que são essenciais para o dia-a-dia nas organizações, ao mesmo tempo em buscamos entender qual o perfil de profissionais que precisamos formar para o mercado de trabalho”, concluiu.