SOBRE O SOEP
A atual fase das relações de produção, no contexto das interações entre educação, trabalho e sociedade, tem passado por evoluções cada vez mais céleres e com conseqüências cada vez mais incisivas para as instituições formadoras. As exigências por uma formação globalizante, que objetive o desenvolvimento integral do educando, entendido como a intersecção entre a aprendizagem técnica, a formação para a cidadania e o desenvolvimento pessoal, estão na ordem do dia para as instituições de ensino.
Nesta perspectiva, ofertar meramente o intitulado “ensino de qualidade” passa a representar uma proposta incompleta, diante da magnitude das demandas de formação contemporâneas. Desta forma, impõe-se às instituições comprometidas com seu tempo a ampliação e diversificação de suas propostas educacionais, possibilitando o planejamento e o desenvolvimento de ações congruentes e complementares aos projetos pedagógicos destas instituições.
Coerente com o cenário descrito acima, a UniCV propõe o desenvolvimento e implementação do Sistema de Orientação Educacional e Profissional, SOEP, o qual objetiva constituir-se em um conjunto articulado de ações e programas que venham a promover a integral formação de seu educando, considerando-o como sujeito ativo na autodeterminação de seus projetos de carreira e de vida, fundamentados pela totalidade das práticas pedagógicas e de desenvolvimento prestadas pela instituição. Assim, o SOEP objetiva ser o elo de ligação entre a instituição formadora, a UniCV , e a atuação consciente e transformadora do aluno em suas relações de produção e trabalho.
PÚBLICO-ALVO
Acadêmicos de Graduação e Pós-Graduação regularmente matriculados na UniCV.
MISSÃO, VISÃO E VALORES
VISÃO
Atualizar, Cooperar e Desenvolver para Agir com Atitude Positiva e Diferenciada.
MISSÃO
Prestar serviços qualificadamente distintos e inovadores, objetivando a plena satisfação e garantir a Excelência no Atendimento, visando o Relacionamento com os Acadêmicos.
VALORES
Rigorosos níveis de responsabilidade e comprometimento na relação com os acadêmicos; I. Atitude Positiva; II. Respeito e Confiança; III. Integridade; IV. Singularidade; V. Adaptabilidade; VI. Trabalho de Equipe; VII. Espírito Empreendedor; VIII. Inovação e Criatividade.
Os programas de assessoria e atendimento ao estudante a que se refere esta proposta são prestados pelo Serviço de Orientação Educacional e Profissional – SOEP. Tal serviço possui como objetivo central melhor aparelhar o educando em seu desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal, através de programas específicos e formatados em harmonia com o projeto pedagógico da UniCV. Estes programas buscam o atendimento integral ao aluno, em ações que oferecem desde um adequado suporte psicoemocional, mediante atendimentos e atividades de orientação e aconselhamento psicológicos prestados por profissional de Psicologia, até ações de desenvolvimento e orientação de carreiras, através de treinamentos em Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas, análise de mercado de trabalho e ações de proximidade com as vagas ofertadas e identificadas no mercado.
Projeto Aconselhamento
O projeto visa disponibilizar um local de fala para os alunos, onde terão aconselhamento pedagógico e psicológico. O primeiro, busca estabelecer orientações e práticas que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem. O segundo, por sua vez, visa contribuir para a identificação e auxílio frente aos sofrimentos psicológicos. Ambas propostas irão estipular estratégias em comum, apresentando resultados que impactam na qualidade de vida e consequentem
Em 2019, percebemos a necessidade de reorganizar o nosso atendimento aos alunos e colaboradores devido ao público mais jovem e em constante evolução. Isso resultou no Projeto Aconselhamento, que tinha como objetivo não apenas tratar problemas pedagógicos ou psicológicos após sua ocorrência, mas também prevenir esses problemas, promovendo a formação integral dos indivíduos e valorizando a diversidade.
Reconhecemos que a educação transformadora deve abranger várias dimensões, incluindo a saúde como fenômeno social, alinhado com a nossa missão de promover a formação e o aperfeiçoamento em prol do conhecimento e da sociedade.
Além disso, destacamos a importância da saúde mental no processo de ensino-aprendizagem e a interligação com outros aspectos sociais, como trabalho, economia, classe, gênero e raça.
Buscamos criar um ambiente inclusivo e acolhedor, onde os estudantes e colaboradores possam construir identidades e vínculos, priorizando o bem-estar psicológico e a aprendizagem eficaz.
Para agendar encontros, basta encaminhar uma mensagem para: aconselhamento@unicv.edu.br
O Serviço de Orientação Educacional e Profissional da UniCV
Estes programas têm o intuito de auxiliar o aluno em sua trajetória acadêmica e em suas metas profissionais, presta informações sobre políticas e procedimentos acadêmicos, além de subsidiá-lo no suporte emocional necessário ao enfrentamento das dificuldades profissionais e pessoais inerentes à vida cotidiana.
Programas de Suporte e Desenvolvimento Psicossocial
Programas de atenção e desenvolvimento psicossocial, executados através de atendimentos individuais e atividades em grupo, nos modelos das técnicas de orientação e aconselhamento psicológicos e psicoterapia breve, no afã de fornecer ao educando seguro alicerce para o crescimento pessoal e superação das adversidades.
Programa de Desenvolvimento e Orientação de Carreiras
Coerente com a atual fase das relações de produção e mercado de trabalho, o SOEP fornece um conjunto articulado de ações que objetivam melhor fundamentar o acadêmico em sua formação profissional. Para tanto, são ofertados treinamentos em Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas, os quais visam promover o desenvolvimento vertical das carreiras e a consecução otimizada de vagas no mercado de trabalho. Os principais temas dos treinamentos são: Motivação, Liderança, Trabalhos em Equipe, Processos Seletivos (entrevistas e dinâmicas) e Ética Profissional.
AÇÕES DE SISTEMATIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES
O SOEP é responsável pela sistematização de informações aos acadêmicos. Recebe, encaminha aos setores competentes e dá retorno ao aluno sobre suas solicitações. Diretrizes, normas e procedimentos, Portarias, Resoluções, notícias sobre palestras, oportunidades de estágios e convites diversos são divulgados no site da Faculdade, ao qual cada aluno tem acesso mediante login e senha individuais. As informações também são divulgadas nos painéis ou no quadro de aviso oficial da Faculdade, após autorização do SOEP, que também é responsável pela atualização da comunicação.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
O Serviço de Orientação Educacional e Profissional, SOEP, constitui uma das mais enfáticas manifestações do posicionamento pedagógico, profissional e ético da Faculdade Cidade Verde. Absolutamente coerente com a proposição institucional de oferta de ensino especializado e diferenciado, constitui, para o aluno, o conjunto de ações educativas e formativas complementares e fortalecedoras do projeto pedagógico. A UniCV entende que a formação técnica deve necessariamente caminhar paralela ao crescimento profissional e pessoal, sendo o SOEP o conjunto de ferramentas capazes de responder às exigências da contemporaneidade de formação e desenvolvimento. Neste contexto, a proposta de educação que aqui se apresenta constitui expressão da responsabilidade institucional de ofertar um serviço diferenciado e especializado, capaz de fazer frente às demandas sociais e profissionais do desenvolvimento deste século. Aqui, para além dos modismos em voga, o conceito de Responsabilidade Social se agiganta e toma contornos mais claros. Promover o desenvolvimento do educando segundo as diretrizes aqui defendidas configura o exercício de uma postura educacional comprometida com a evolução do aluno e a repercussão desta postura na formação da sociedade. Assim, é esperando que o SOEP promova o fortalecimento da evolução pedagógica, possibilitando ao aluno o pleno desenvolvimento de suas potencialidades.
A atual fase das relações de produção, no contexto das interações entre educação, trabalho e sociedade, tem passado por evoluções cada vez mais céleres e com conseqüências cada vez mais incisivas para as instituições formadoras. As exigências por uma formação globalizante, que objetive o desenvolvimento integral do educando, entendido como a intersecção entre a aprendizagem técnica, a formação para a cidadania e o desenvolvimento pessoal, estão na ordem do dia para as instituições de ensino.
Nesta perspectiva, ofertar meramente o intitulado “ensino de qualidade” passa a representar uma proposta incompleta, diante da magnitude das demandas de formação contemporâneas. Desta forma, impõe-se às instituições comprometidas com seu tempo a ampliação e diversificação de suas propostas educacionais, possibilitando o planejamento e o desenvolvimento de ações congruentes e complementares aos projetos pedagógicos destas instituições.
Coerente com o cenário descrito acima, a UniCV propõe o desenvolvimento e implementação do Sistema de Orientação Educacional e Profissional, SOEP, o qual objetiva constituir-se em um conjunto articulado de ações e programas que venham a promover a integral formação de seu educando, considerando-o como sujeito ativo na autodeterminação de seus projetos de carreira e de vida, fundamentados pela totalidade das práticas pedagógicas e de desenvolvimento prestadas pela instituição. Assim, o SOEP objetiva ser o elo de ligação entre a instituição formadora, a UniCV, e a atuação consciente e transformadora do aluno em suas relações de produção e trabalho.
Implantar sistema de formação educacional inovador e dinâmico, coerente com as atuais responsabilidades por uma formação integral do educando; Proporcionar ao educando possibilidade de desenvolvimento e crescimento para além de sua formação acadêmica e técnica; Responder agilmente às exigências do mercado de trabalho, através de mecanismos de identificação de demandas e perfis de profissionais; Fornecer fundamentado e especializado suporte à formação do aluno, no que respeita ao seu crescimento pessoal, colocação profissional e planejamento de carreira; Constituir uma proposta de ensino fundamentalmente diferenciada e de vanguarda, que torne a instituição referência na articulação entre os objetivos do acadêmico e as ferramentas para seu alcance.