Desafios e perigos da educação no ambiente digital são tema da segunda noite do Congresso de Educação

Dando continuidade ao Congresso de Educação e Desenvolvimento Social, nesta  terça-feira (20), tivemos quatro palestras que focaram nos desafios enfrentados pelos profissionais da educação na atualidade.
Para dar o pontapé inicial, subiu ao palco a mestre em química e professora do colégio Axia, Jéssica Pavão Antoniassi, com a palestra de tema “Aulas remotas: o presente que transformará o futuro”. Durante sua apresentação, a professora comentou sobre a necessidade em debater o tema: “Acho extremamente essencial conversar sobre esse momento tão delicado e inovador pelo qual a educação passa, nunca tivemos isso antes e ainda bem que irá render ótimos frutos” e pontuou a felicidade em fazer parte de um congresso tão importante: “É uma felicidade imensurável estar aqui. Foi um presente que recebi da minha coordenadora, e é muito gostoso falar sobre o que a gente têm estudado, sobre o que temos pensado nesses estudados sobre educação e ciência”, finaliza a professora Jéssica Antonassi.
A aproximadamente 160km, em Umuarama, estava a próxima palestrante, a gestora educacional da Secretaria Municipal de Educação de Umuarama, professora Drª Elisangela dos Reis, que participou online do nosso evento, compartilhando informações e proporcionando debates com o tema “Gestão escolar e as interfaces do planejamento pedagógico”. A doutora em educação comentou sobre a importância em alinhar nossos planos em prol de um ensino mais otimizado: “Nós temos perfis no espaço escolar e precisamos lidar para garantir um planejamento pedagógico alinhado. O planejamento precisa estar alinhado com o trabalho pedagógico, ele está completamente ligado ao percurso que vamos fazer para atingir um objetivo. Claro que existem vários perfis de gestores, mas precisamos de gestores que pensem no planejamento articulado, que usem o perfil de liderança situacional e não autoritário para ter um bom planejamento escolar”, pontuou a professora Elisangela.
Voltando para Maringá, recebemos o doutor em história e professor da UniFCV, Saulo Henrique Silva, palestrando sobre “O binômio ensino/aprendizagem em tempos de fake News”. “Não cabe ao professor dizer o que é ou o que não é fake News, cabe a ele instrumentalizar o aluno para que ele saiba o que é fake News, para que ele tenha liberdade e seja emancipado para pontuar as mentiras. Professor não é o que pega na mão para ensinar a atravessar a rua, mas é o que ensina a atravessar”, ressalta o professor Saulo durante a sua fala no congresso.
Encerrando o dia, contamos com a ilustre presença do Doutor em Engenharia Civil e especialista na área de Ciências da Computação, com ênfase na interação humano-computador, o professor Dantes Alvez Filho, que, durante a sua palestra intitulada “O ensino remoto, suas configurações e desafios”, comentou sobre como trabalhar essas tecnologias, quais cuidados devemos ter e a democratização da informação: “Hoje, mesmo pessoas com mais idade, conseguem usar o celular para acessar informações e realmente nós, devido a nossa economia, temos uma certa dificuldade na infraestrutura física para garantir uma qualidade de transmissão de ponta. Porém, apesar disso, possuímos estatísticas interessantes sobre o uso de celulares. O número de aparelhos no Brasil é maior do que o número de habitantes, e ele acaba sendo um instrumento que gera muita igualdade, já que possuem uma faixa de preço e funções muito parecidas, um celular de R$ 800 e um de R$ 5.000 conseguem fazer operações muito próximas. Isso causa uma nova revolução, pois conseguimos ter grande parte da popular acessando as redes, fazendo deles um instrumento de democratização”, afirma o professor Dantes.


O evento
O Congresso de Educação e Desenvolvimento Social começou na segunda (19) e vai até sexta (23), e será 100% online, conectando os alunos das graduações presenciais e EAD de todo o Brasil para debater sobre as possibilidades e deveres da educação. O evento conta com um diverso número de profissionais, de diversas áreas do saber, proporcionando assim uma visão
sistêmica e múltipla da educação. As inscrições ainda estão abertas, e podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/2F1841Z