Novos desafios e práticas inovadoras marcam a terceira noite do Congresso de Educação
Novos desafios e práticas inovadoras marcam a terceira noite do Congresso de Educação
Quarta-feira (21), realizamos o terceiro dia do Congresso de Educação e Desenvolvimento Social, que continua a todo vapor unindo diversos profissionais de várias áreas para debater sobre a educação em nossa sociedade. Assim como nos outros dias, a quarta-feira foi marcada por quatro palestrantes.
Às 16h57, uma voz grita de uma sala “três minutos!”, e todos se preparam para a primeira palestrante da noite, a mestranda em Educação, Professora Daniella Alvarenga Domingues Marques, com a palestra intitulada Práticas pedagógicas: revisitando o conceito, na qual a professora falou sobre a importância da união entre corpo docente e diretoria do ambiente educacional: “Eu compreendo que precisa haver uma unidade entre os envolvidos. O processo e a prática pedagógica será muito mais efetiva se estivermos trabalhando em conjunto com o projeto político-pedagógico da Instituição, integrando professores, coordenadores, direção, funcionários e todos os demais. O professor não pode só atender uma metodologia sem entender seu público e o propósito da Instituição”, pontua a professora Daniella.
Seguindo com a noite, diretamente de Londrina-PR, estava a nossa próxima palestrante, a mestre em Educação Especial, professora Célia Regina Vitaliano, que apresentou a todos a palestra: O papel do gestor pedagógico na escola inclusiva, na qual pontuou a diferença entre inclusão, exclusão, segregação e integração. Durante sua fala, a professora Célia fez um passeio pela história da Educação, sempre ressaltando mudanças importantes, algumas práticas recorrentes e o que podemos fazer para mudar nossa realidade de forma que a educação possa ser emancipadora para todos, e não uma ferramenta de segregação. Para isso, a professora defende a existência de um currículo único, personalizado para a turma, evitando assim que alguns alunos sejam deixados de lado, ou até mesmo excluídos pela turma, devido a alguma diferença, seja física, cultural, social, econômica etc.
Chegando ao fim da segunda apresentação, tivemos uma pausa de alguns segundos para beber uma água e arrumar o cabelo, pois a especialista em Arte na Educação, professora Ana Roberta Marcone de Araújo, já estava com o microfone na mão, prestes a subir no palco com sua palestra: Teatro: possibilidades lúdicas na educação, mostrando a todos as possibilidades do uso do teatro, principalmente como um exercício de formação social: “A metodologia teatral não se resume à peça de fim de ano, ela pode nos oferecer muito mais. O jogo teatral é um jogo colaborativo, que instiga o aluno a pensar, a criar relações e a resolver problema, e esse caráter de resolução de problemas fará que o aluno tenho uma formação social”, expõe a professora Ana Roberta
E, para finalizar, online diretamente de São Paulo, estava o nosso último palestrante da noite, o doutorando em História, Política e Sociedade, professor Diego Monteiro, que nos apresentou uma gama de possibilidades inovadoras para os professores em sua palestra: Docência: Novas perspectivas para antigas práticas, mostrando para todos que a pedagogia é uma profissão que vive em constante mutação, sempre evoluindo e adaptando-se a novas realidades. E é por isso mesmo que devemos estar em constante estado de estudo, a profissão de professor exige esse dinamismo, para sempre se falar a língua do aluno.
O evento
O Congresso de Educação e Desenvolvimento Social começou na segunda (19) e vai até sexta (23), e será 100% online, conectando os profissionais e alunos das graduações presenciais e EAD de todo o Brasil para debater sobre as possibilidades e deveres da educação. O evento conta com um diverso número de profissionais, de diversas áreas do saber, proporcionando assim uma visão sistêmica e múltipla da educação. As inscrições ainda estão abertas, e podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/2F1841Z