No mês de combate, instituição de ensino superior promove Roda de Conversa entre acadêmicos e a comunidade

Roda de Conversa abordou o tema da campanha Maio Laranja, que propõe a conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

No dia 21 de maio, a Coordenação de Serviço Social do Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) promoveu uma Roda de Conversa abordando o tema da campanha Maio Laranja, que propõe a conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Durante o evento, uma professora mediadora e dois profissionais convidados para o debate explicaram o assunto e, na sequência, responderam dúvidas do público participante.

A mediadora foi Maria Cristina Gabriel, assistente social, historiadora e mestre em Serviço Social e Política Social. Entre os profissionais convidados, o advogado Raphael Chaia, pós-doutor em Novas Tecnologias e Direito, e a psicóloga Célia Regina Cortellete, que atua na Prefeitura de Maringá e atuou na 9ª Subdivisão Policial Paraná com crianças e adolescentes vítimas de violências, realizando a Escuta Especializada por 32 anos.

Segundo a coordenadora do Curso de Bacharelado em Serviço Social do UniCV, Suzie Keilla Viana da Silva, a ação teve sequência em Sarandi, durante o evento UniCV em Ação, com a distribuição de um folder para a comunidade, com informações e orientações.

Dados

De acordo com o Observatório da Criança e do Adolescente da Fundação Abrinq, em 2022 foram notificados 14,6 mil ocorrências de assédio sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Já no ano de 2023, foram registrados mais de 17,5 mil casos de violação sexual nos quatro primeiros quatro meses do ano, evidenciando um aumento na participação da sociedade na mobilização e denúncias através do Disque 100, conforme relatório do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Maio Laranja

Diante deste panorama, a campanha Maio Laranja busca conscientizar a população sobre esse grave problema, promovendo debate por meio de palestras e ações realizadas com a comunidade. Colocando em destaque os pontos abordados sobre a realização de denúncias e o impacto que este tipo de violência causa na vida de crianças e adolescentes, tanto no contexto social quanto na saúde mental. 

Saiba onde denunciar

Disque 100 (Brasil) ou Disque denúncia local;

Polícia Civil e Delegacias especializadas;

Polícia Militar;

Polícia Rodoviária Federal;

Conselho Tutelar;

Para crimes na internet: new.safernet.org.br/denuncie

Centros de Atendimento a Vítimas

Centros de Referência em Assistência Social (CRAS)

Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS)

Centros de Acolhimento

Incentivo para buscar apoio e ajuda quando necessário