A programação de uma semana, incluindo palestras, minicursos, mesa-redonda e apresentações culturais, terminou na sexta (02/06) com balanço positivo dos organizadores e participantes

Jornalista Sandro Dalpícolo
Reitor José Carlos Barbieri

Depois de uma semana de intensa programação, o XVII Ciclo de Estudos do UniCV chegou ao fim na última sexta-feira (02/06), com uma palestra que envolveu um dos temas mais atuais e debatidos pela sociedade brasileira, as Fake News e, também, apresentações de dança e coral, no Teatro Marista de Maringá. O maior e mais tradicional evento da instituição contou com duas palestras, mesa-redonda e 51 oficinas, proporcionando aos acadêmicos a construção de um olhar crítico e o desenvolvimento da prática profissional.

Apresentação do Coral Vozes, do UniCV
Apresentação do Grupo de Dança Passantes e Pensantes

A palestra de encerramento foi com o jornalista Sandro Dalpícolo, referência no jornalismo paranaense. Ele trouxe uma abordagem sobre “Comunicação Solidária”, que se refere a trabalhar as informações de forma que todos possam entender, e discorreu também sobre um  dos grandes problemas da atualidade: a disseminação das “Fake News”. Com exemplos práticos, Sandro mostrou como as notícias falsas espalhadas indiscriminadamente nas redes sociais afetam pessoas, organizações e podem criar problemas sérios inclusive na esfera pública e governamental, prejudicando toda a sociedade. A principal recomendação do jornalista é para que as pessoas chequem em fontes confiáveis tudo aquilo que recebem e “segurem o dedo” antes de disparar informações mentirosas. “Isso é um grande mal dos tempos modernos e precisamos evitar a qualquer custo. Não disparem, não compartilhem qualquer mensagem antes de saber se aquilo é verdade”, apelou.

Balanço

No encerramento do Ciclo de Estudos, o reitor José Carlos Barbieri fez um balanço e lembrou que a programação da semana foi vasta, diversificada e seguiu o objetivo da instituição de formar profissionais com visão ampla sobre o mundo e comprometidos com uma sociedade democrática, inclusiva e a sustentabilidade do planeta. “Toda a nossa equipe fez um grande esforço para levar esta programação a vocês e esperamos que todos tenham consigo aproveitar o melhor e levar daqui aprendizado para as suas vidas”, concluiu o reitor

Para o diretor de Graduação, Alex Alves, o Ciclo de Estudos foi marcado pela quantidade de alunos participantes, mais de 1.500, das modalidades presencial e a distância. Toda a programação foi transmitida pelo canal do Youtube da instituição e pode ser acompanhada por acadêmicos de Norte a Sul do País. Somado a este fator, Alex destacou a quantidade de oficinas e minicursos, que deram aos estudantes a oportunidade de colocarem a mão-na-massa e absorver aprendizados além dos conteúdos de sala de aula. Também citou o nível das palestras e da mesa-redonda, “extremamente enriquecedoras para a vida acadêmica”, como pontos positivos do XVII Ciclo de Estudos.

Avaliação dos alunos

Carina Fernanda Lima de Souza, aluna de nutrição, disse que se surpreendeu com a programação, desde a palestra de abertura, trazendo questões que podem ajudar no mercado de trabalho, os minicursos diferenciados, até o encerramento. Segundo ela, a troca de experiência foi muito positiva. Hamilton da Silva Martins, aluno de Fisioterapia, comentou que foi de “suma importância para nós adquirirmos conhecimentos além da nossa área de estudo. Para mim, valeu muito e os organizadores estão de parabéns, tanto pelo nível da programação como a estrutura do evento. Acredito que a instituição está fazendo bem o seu papel para que tenhamos uma formação melhor”, acrescentou.

Ademir Santos Damião, aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, participante pelo segundo ano do Ciclo de Estudos, ficou satisfeito com a diversidade de assuntos de tecnologia inseridos na programação dos minicursos, enquanto a estudante de Pedagogia Camila Aparecida Maciel, participante pela primeira vez, considerou que foi uma experiência nova e enriquecedora para a expansão do seu aprendizado.

Leia mais sobre o XVII Ciclo de Estudos acessando os links abaixo:

Palestra de abertura

Mesa-redonda