Evento reúne gestores de RH no UniCV para debater inclusão nas empresas
Aproximadamente cem gestores de RH estiveram reunidos nesta quarta (15) de manhã, no UniCV, participando do Conexão RH, evento realizado com o objetivo de promover a aproximação da instituição com o mercado, ao mesmo tempo em que se coloca em pauta temas importantes que permeiam as práticas de Recursos Humanos nas organizações.
Já tradicional, o evento tratou nesta edição sobre a inclusão nas empresas. O “RH inclusivo” foi o tema debatido em uma mesa-redonda com a participação de gestores da Santa Casa de Maringá, instituição hospitalar considerada modelo nesse quesito.
Esteve presente para fazer a abertura do encontro, a diretora de Pós-Graduação e Pesquisa, Marcela Bortotti, juntamente com a coordenadora da Central de Carreiras, Letícia Alves, responsáveis pela organização.
A analista de Desenvolvimento Humano Organizacional da Santa Casa, Gabriela Barreto, conduziu a mesa-redonda, ao lado de Carla Rodrigues Martins Melo e Luís Adriano de Aguiar, também da unidade hospitalar. Eles chamaram a atenção para o compromisso e cuidado que as empresas devem ter ao inserir em seus processos pessoas com deficiência (PCD).
Para Gabriela, enquanto não se perceber que PCD não é um número, ou simplesmente uma cota que as empresas são obrigadas a cumprir por lei, nada adianta para que essas pessoas se sentiam de fato incluídas no ambiente organizacional.
“Elas precisam sentir que podem crescer e se desenvolver dentro da empresa. Isso é que faz a diferença. Não simplesmente ocuparem um espaço porque a lei obriga. Essa é a verdadeira inclusão”, afirmou Gabriela, ao falar dos projetos da unidade hospitalar que buscam dar um tratamento igualitário a todos os colaboradores.
O Conexão RH é uma promoção da Central de Carreiras do UniCV. Para a coordenadora Letícia Alves, o evento atingiu plenamente os objetivos. “Ficamos muito satisfeitos em ter aqui a presença de tantos gestores de RH de nossa região. A participação foi acima de outros anos e nos surpreendeu. Esperamos assim estar levando a nossa contribuição para debates que são essenciais para o dia-a-dia nas organizações, ao mesmo tempo em buscamos entender qual o perfil de profissionais que precisamos formar para o mercado de trabalho”, concluiu.