Familiares e amigos dos formandos lotaram as arquibancadas do ginásio esportivo para acompanhar a solenidade

Mais de 450 formandos do UniCV colaram grau no último sábado (04/03) à noite, durante uma solenidade muito festejada, no Ginásio de Esportes Chico Neto. O evento reuniu aproximadamente 4 mil pessoas, entre diretores da instituição, membros do Conselho Universitário, professores, autoridades, amigos e familiares dos novos profissionais.

A colação de grau foi presidida pelo reitor José Carlos Barbieri e os formandos tiveram como paraninfo o deputado federal e ex-secretário de Saúde do Paraná, Carlos Alberto Gebrim Preto, mais conhecido como Beto Preto.

Prestigiaram a solenidade, o vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora, o presidente da OAB-Maringá, Eder Fabrilo Rosa, Akemi Nishimori, representando o deputado federal Luiz Nishimori, além de representantes de diversos conselhos profissionais, como de Contabilidade, Administração, Economia e Psicologia.

Pronunciamentos

O reitor José Carlos Barbieri disse em seu discurso que a colação de grau é um momento de comemorar, mas também agradecer a todos “que os ajudaram a chegar até aqui”.  Ele discorreu sobre ética, responsabilidade profissional, a necessidade de continuar os estudos, buscar sempre a inovação e criatividade para vencer os desafios de um mundo em constante transformação.

Parafraseando a jornalista Glória Maria, que faleceu há dias, Barbieri disse aos formandos que não fiquem trancados no quarto de suas mentes, dos seus problemas, da sua amargura, do seu medo ou preocupação. Que apreciem e aproveitem toda a beleza que o Criador oferece. Que vivam da melhor forma, porque ninguém viverá por eles. “Na vida nada é para levar, tudo é para viver aqui”, colocou, desejando a todos sucesso e felicidades.

A dificuldades impostas pela pandemia de Covid 19 à educação foram lembradas nos discursos do paraninfo Beto Preto e da oradora da turma, Vanessa Cristina Busnardo. Beto Preto disse que os formandos se mostraram resilientes, perseverantes e afirmou que “tal lição deve ser levada para a vida profissional”. Atribuiu o fato de tantas pessoas estarem reunidas, sem máscara e  vacinadas, naquele momento, ao avanço da ciência e usou o exemplo como forma de chamar a atenção quanto ao compromisso que os novos profissionais devem ter, buscando atualização e aperfeiçoamento sempre.

A oradora Vanessa Cristina afirmou que o apoio dos mestres foi fundamental, que a turma se manteve unida e pode melhor exercitar o lado humano. “A partir de agora, teremos novos desafios. Precisamos acreditar em tudo o que aprendemos e nunca perder de vista o real propósito da nossa profissão: o ser humano”, concluiu.

Superação

Entre os formandos, Flávio Cardoso da Cunha se destacou como um exemplo de superação ao vencer um câncer no último semestre de Psicologia, ter passado por dez dias em UTI e intubação, faltando apenas três meses para a conclusão do curso.

Apesar do momento difícil, Flávio que é pastor e graduado também em Teologia, disse que não desistiu e sempre acreditou que era possível chegar ao final do curso junto com a sua turma. Com a ajuda dos professores, estudou em casa, fez muitos trabalhos, cursos à distância para complementar horas e venceu.

“Só retornei à faculdade no dia 6 de dezembro, já aprovado em todas as disciplinas, para provar a beca e fazer fotos. Esse é um momento de muita felicidade e realização para mim”, disse o formando, que pretende imediatamente encaminhar seu pedido de registro profissional junto ao Conselho Regional de Psicologia e começar a clinicar.