Representantes da Prefeitura de Maringá, do Sebrae e de entidades de classe prestigiam o evento, que reúne os cursos das áreas de engenharia, arquitetura, design e TI

Abertura do evento ocorreu na sede da Acim

As transformações trazidas pelas novas tecnologias digitais foi a questão central dos debates ocorridos na abertura da 3ª Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Design de Interiores e 9ª Jornada de Computação, Marketing, Design Gráfico e Design Digitaldo Centro Universitário Cidade Verde (UniCV), ocorrida nesta quarta-feira (31/09) à noite, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim).

O evento contou com mais de duzentos participantes entre alunos e professores da instituição e foi prestigiado por representantes do Poder Público Municipal e de diversas entidades de classe, como o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinducon), a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Maringá (AEAM) e o Sebrae.

O tema Metaverso serviu para conduzir as palestras e os debates. O assunto foi abordando por experts da área, como o empresário maringaense João Pedro Danhoni, referência em educação com tecnologias imersivas, e Felipe Cunha, de Santa Catarina, responsável pelo primeiro empreendimento do Brasil na construção civil com a utilização do novo conceito no mundo virtual.

As possibilidades abertas pelo metaverso e as tecnologias de Realidade Aumentada, Virtual e Misturada são grandes e oferecem perspectivas diferenciadas de informação e comunicação, seja no campo da educação, do marketing, como em qualquer outro, e é importante que os profissionais estejam preparados para saber utilizá-las, disse Danhoni.

Segundo ele, o metaverso converge diferentes tecnologias já existentes e que estão em constante ampliação, por isso a necessidade de uma permanente atualização de todas essas ferramentas, que caminham hoje para o uso da tecnologia 3D.

Atualização

Presente ao evento, o secretário de Urbanismo e Habitação de Maringá, Estevão Palmieri, buscou entender melhor as funcionalidades do metaverso. “Estou aqui com a expectativa de entender melhor essas inovações e também apresentar as demandas dentro da Prefeitura para serem exploradas no ambiente acadêmico, quem sabe surgindo ali as soluções que precisamos para o nosso dia a dia”, assinalou.

Para o presidente do Sinduscon, Roberto Yabico a construção civil é um setor que está explorando pouco ainda as novas tecnologias, “mas nós estamos correndo atrás para entender as inovações, porque a pandemia acelerou o processo e não tem mais volta”.

“Eu acredito que os novos profissionais têm de sair voltados para inovação. Não podem ficar estagnados. O mundo gira muito rápido hoje em dia. Então, é uma tendência que você não pode mais segurar. O ambiente universitário é onde esses alunos tem de despontar porque eles são o nosso futuro, é deles que vão surgir as resoluções para as necessidades do mercado”, salientou Yabico.

O evento contou com a presença ainda do gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR,  Wendell Gussoni e do vice-presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá, Sílvio Rodrigues da Silva, além da gestora do Hub de Inovação Engenium Park, Aline da Cruz. Eles salientaram também a necessidade de se pensar em cidades inteligentes, inclusivas e que possam fazer uso das novas tecnologias em benefício de todos.

Maratona de inovação

O evento prossegue até nesta sexta à noite (02) e é complementado pelo Ideathon, uma maratona em que os alunos divididos em equipe devem encontrar uma solução para a área de urbanismo da cidade de Maringá. A apresentação dos trabalhos vai ocorrer amanhã, a partir das 21 horas, no Mercadão Fratello, junto ao Investing Day do Sebrae, que reúne empresários das respectivas áreas e donos de startups.

Parcerias

As semanas acadêmicas e o Ideathon possuem parceiras com o Sebrae, Codem, Amtech e Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá, além do Smart Space, espaço de empreendedorismo e inovação do UniCV.